A luta da juventude negra capixaba contra o racismo e pela igualdade de direitos é o tema da websérie documental “A Resistência da Juventude Negra”, uma iniciativa do Fórum Estadual de Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes), que será exibida no Instagram e no YouTube da entidade, a partir de 28 de janeiro, em três episódios temáticos e um extra com bastidores das gravações.
A série documental exibe a história de dois eventos significativos para a juventude negra capixaba: a Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra e o Festival Cultura Negra, ambos organizados pelo Fejunes.
De acordo com a presidente do Fejunes e produtora executiva da série, Emanuella Gonçalo, o público terá a oportunidade de acompanhar as edições desses eventos no ano de 2025, por meio de imagens, entrevistas e depoimentos de jovens que dão vida a este esforço coletivo para transformar a dor e a opressão em força de resistência. “A partir dessas duas mobilizações, a série também revela os desafios enfrentados pelos jovens negros na luta contra o racismo, as barreiras sociais e as dificuldades impostas pelo sistema”, afirma ao TN.
O diretor geral Filipe Lima, que idealizou o projeto, acrescenta que a proposta da websérie vai além da simples documentação das mobilizações. “Ela busca entender o que motiva a juventude negra a se organizar e a resistir ao racismo estrutural, explorando a relevância da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra como uma plataforma de denúncia e luta pela vida, contra a violência que ainda assola suas comunidades”, destaca. Da mesma forma, o Festival Cultura Negra se posiciona como um espaço de afirmação da identidade negra e de celebração de suas expressões culturais.
Leia também
Episódios
Com o tema “Superando Barreiras e Conquistando Espaços”, o primeiro episódio da websérie será disponibilizado no dia 28 de janeiro, trazendo um histórico da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, com suas conquistas e os desafios diários da juventude negra capixaba.
O segundo episódio, “A Luta e a Arte como Resistência”, com exibição em 04 de fevereiro, vai revelar como arte e mobilização social se entrelaçam como poderosas ferramentas de resistência e afirmação da identidade negra.
O terceiro episódio, “Caminhos para a Transformação”, chega às redes em 11 de fevereiro, conectando passado e presente ao mostrar a continuidade das lutas históricas do movimento negro pelas novas gerações.
Fechando o ciclo, no dia 18 de fevereiro, um episódio bônus irá exibir os bastidores das gravações e os desafios da equipe na execução do projeto.
Legado de luta
Ao longo da série, é possível perceber como a resistência da juventude negra capixaba ecoa as bandeiras de gerações passadas, perpetuando um legado de luta e afirmação da identidade negra, conforme observa o diretor geral Filipe Lima: “A Resistência da Juventude Negra é um tributo à juventude que, com coragem e determinação, dá voz à sua história e a coloca como protagonista na construção de um futuro mais igualitário, onde o racismo e a desigualdade não mais prevalecerão”.
O projeto foi selecionado pelo Edital nº 08/2024 – Cultura Digital, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), na Linha de Fomento 1 – Produção de Obra Seriada/Webséries.
“A Resistência da Juventude Negra” – websérie em três episódios e um bônus
Onde assistir:
Instagram: @fejunes
YouTube: www.youtube.com/@fejunesforum5094
- 1º episódio
- Data: 28 de janeiro
- Horário: 11h
- Tema: Superando Barreiras e Conquistando Espaços
- Sinopse: Apresentação da Marcha Estadual Contra o Extermínio da Juventude Negra, com foco nas conquistas e desafios diários da juventude negra capixaba.
- 2º episódio
- Data: 04 de fevereiro
- Horário: 11h
- Tema: A Luta e a Arte como Resistência
- Sinopse: Como arte e mobilização social se entrelaçam no Festival de Cultura Negra como poderosas ferramentas de resistência e afirmação da identidade negra.
- 3ª episódio
- Data: 11 de fevereiro
- Horário: 11h
- Tema: Caminhos para a Transformação
- Sinopse: Uma conexão entre passado e presente, tendo a juventude como protagonista das lutas históricas do movimento negro, abordando o impacto das mobilizações na construção do futuro da juventude negra capixaba.
- Episódio bônus
- Data: 18 de fevereiro
- Horário: 11h
- Sinopse: Bastidores das gravações revelam desafios e possibilidades da equipe de produção ao registrar os eventos em formato de websérie.
FICHA TÉCNICA:
- Filipe Gutemberg Costa Lima – Direção geral e roteiro
- Emanuella Gonçalo do Nascimento – Produção executiva
- Esther Ferreira dos Santos – Social media
- Zayra Sampaio – Assistente de produção
- José Roberto Santos Neves e Daniella Spadeto – Assessoria de imprensa
- Tec Perifa (Renato Moulin) – Fotografia de equipe, filmagem, produção, edição e sonorização
- Marcus Paulo Camargo Barros “Prince Lee” – Fotografia (making of)
- Gisele Paulo – Fotografia
- Wender Santos Gonçalves – Composição de trilha sonora
- Tommaso Bellone Júnior – Especialista em legendas descritivas
- Dalisy Rodrigues Carvalho – Design gráfico
- Joyce Karolina Baiense – Intérprete de Libras