
O projeto Desvios realizou um ciclo de 5 oficinas em agosto de 2022 com artistas-professores e as suas práticas em dança. Os encontros apresentam em suas propostas características que trazem dança e política pelo viés do protagonismo do corpo enquanto processo de ser e estar no mundo.
As oficinas aconteceram na Ufes e reuniram diversos participantes interessados em experimentar novas práticas de dança e todas essas experiências e aprendizados foram registrados, junto com entrevistas com os instrutores convidados, em forma de websérie e de um documentário, que serão exibidos nos dias 31 de março e 1 de abril, a partir das 18h, no Sesc Glória.
Websérie Desvios
A websérie tem cinco episódios que giram em torno da dança enquanto possibilidade de ação política e trazem entrevistas com artistas da área. Os temas abordados em cada um são: Dança e novas abordagens, com Gabriela Camargo,
Dança e poéticas populares, com Antônio Moraes, Dança e emancipação, com Yuriê Perazzini, Dança e subjetividade, com Carla van den Bergen, Dança e colaboração, com Ivna Messina.
Leia também
“Todos os episódios visam refletir sobre as intercessões entre dança e política na cena contemporânea do Espírito Santo, a partir da documentação do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Cada episódio traz uma reflexão particular sobre fazer e ensinar dança. Porém, todas as práticas documentadas refletem práticas em que os sujeitos se entendem imersos na coletividade e responsáveis pela condução da história”, explica Alê Bertoli, idealizadora do projeto e artista de cena.
A websérie tem patrocínio da Lei Rubem Braga e será exibida no Sesc Glória no dia 31 de março (sexta-feira), às 18h, com entrada gratuita.
Documentário Desvios
O documentário tem como eixo a experimentação de imagens e áudios, de forma não linear, a partir da captação audiovisual das experiências propostas pelo projeto Desvios. Traz um olhar sobre o potencial de corpos dançantes como intervenções, nos variados contextos sociopolíticos em que se inserem. Propondo uma reflexão particular sobre fazer e ensinar dança evidencia os atravessamentos entre dança política e educação.
O documentário tem apoio da Secult-ES por meio de recursos do Funcultura e será exibido no dia 1 de abril, às 18h, no Sesc Glória. Para abertura teremos também a exibição da série video-danças realizada pelo LABIC e que apresenta diversas performances feitas em casa na época da pandemia.
Websérie
Data: 31/03
Hora: 18h
Local: Sesc Glória, Centro de Vitória
Entrada Gratuita
Ingressos: https://lets.events/e/cinema-desvios-webserie/
Documentário
Data: 01/04
Hora: 18h
Local: Sesc Glória, Centro de Vitória
Entrada Gratuita
Ingressos: https://lets.events/e/cinema-desvios-documentario/