Wanildo de volta à Câmara, determina Justiça

Compartilhe:
Wanildo é o suplente de Nacib Haddad. Foto: Divulgação

Em nova reviravolta na Câmara da Serra, a Justiça determinou o retorno do vereador suplente, Wanildo Sarnaglia (Avante) para o cargo. A decisão assinada pelo desembargador Délio Rocha foi publicada no último dia 27. Wanildo irá ocupar pela segunda vez a vaga do vereador afastado Nacib Haddad (PDT), que é denunciado pelo Ministério Público de formação de cartel para fraudar licitações. Acusações das quais Nacib nega.

Na decisão, o desembargador argumenta que já se passaram 120 dias de vacância do cargo, uma vez que Nacib foi afastado no dia 14 de abril. Por isso, seria legítima a posse de Sarnaglia. De acordo com o advogado, Felipe Sarnaglia, a expectativa é que a Câmara seja notificada para cumprir a decisão ainda essa semana.

O caso tem um histórico de complexidade judicial. Após o afastamento de Nacib em abril, a juíza da Vara da Fazendo Pública Municipal, Telmelita Guimarães, determinou que Wanildo fosse empossado. Isso ocorreu em maio.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No entanto, Nacib recorreu em segunda instancia, argumentando que o prazo para convocação do suplente era de 120 dias após o afastamento. Em julho o desembargador João Paulo Calmon Nogueira acatou o pedido de Nacib e afastou Wanildo. Agora, essa nova decisão deve dar segurança para o vereador suplente assumir a vaga de Nacib.

Contexto político

Politicamente, o contexto em que Sarnaglia é novamente empossado é bem diferente de maio. Naquele mês a política da Serra ainda vivenciava uma forte crise institucional entre a Câmara presida pelo vereador Rodrigo Caldeira (Rede) e o Poder Executivo.

Nacib, era um dos líderes da oposição que controlavam as principais funções internas da Casa, como Mesa Diretora e as Comissões de Justiça e Finanças.

Após Nacib ser afastado a pedido do Ministério Público, por supostas práticas de corrupção, o grupo de oposicionista perdeu a maioria de 2/3 e enfraqueceu o movimento contra o prefeito Audifax Barcelos (Rede). Até que em julho, foi costurada uma “trégua” entre oposição e prefeito que resultou na retomada de votação de projetos de autoria do Poder Executivo.

Com este novo retorno, Wanildo encontra uma Câmara menos tensionada, e com uma base governista superior a metade do plenário. Grupo do qual o vereador suplente, em tese, está situado. Mesmo afastado desde abril, Nacib Haddad segue recebendo salário de aproximadamente R$ 9 mil/mês. Ele recorreu da decisão que o afastou e na época criticou a ação do MP-ES.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também