
Um exemplo de amor ao próximo e solidariedade! Mesmo em meio à pandemia da Covid-19, onde as pessoas enfrentam diversas dificuldades, um grupo de voluntários se uniu e resolveu ajudar e mudar a vida de uma família carente que vivia num barraco feito com tapumes e lona no bairro Lagoa, região de Jacaraípe. A construção começou em novembro do ano passado e foi entregue a casal em janeiro deste ano.
Toda ação foi impulsionada pelo padre João Batista da Silva, pároco da Paróquia Santa Luzia, que fica no do Bairro Das Laranjeiras, também em Jacaraípe.
A paróquia conta com uma Comissão de Caridade que desde o início da pandemia em março do ano passado, age com a finalidade de organizar doações de alimentos e também de outros itens, como remédios e fraldas descartáveis, para serem destinados às famílias carentes da região.
“Grande parte da população local é de baixa renda e formada por autônomos e assalariados. Muitos perderam o emprego e vários autônomos tiveram queda drástica nas suas receitas. Diante disso, a comissão, junto aos coordenadores das 11 comunidades eclesiais de base que compõem a paróquia, cadastraram mais de 100 famílias e todas elas foram beneficiadas em algo, sobretudo com cestas básicas”, conta padre João.
Leia também

Os integrantes da comissão e os coordenadores das comunidades recebem as demandas dos moradores, fazem uma visita para comprovar a realidade e depois fazem a entrega das doações.
Foi justamente numa dessas visitas, que Luisinho, da comunidade Nossa Senhora Aparecida, do bairro Lagoa, conheceu o casal José Amâncio e Maria Osana. Ele e se deparou com uma situação que lhe chamou atenção. “Eles estavam vivendo num barraco com situação precária. Diante da triste realidade, Luisinho fez contato com a comissão, passou a situação e iniciamos a edificação de uma casa de alvenaria”, destaca o pároco.

A casa nova da família foi construída por meio de doações realizada por fiéis da paróquia, tanto de materiais quanto de recursos financeiros. Foram 90 dias de trabalho intenso.
O que chama a atenção é que o casal contemplado pela ação não é católico e padre João Batista conta que chegou a ser questionado por isso. “Não importa se eles são ou não católicos, todos são filhos de Deus e a Igreja deve ajudar a todos sem distinção alguma”, disse o sacerdote.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
A casa é pequena, porém, feita com muito carinho e amor e dentro das possibilidades do que foi arrecadado pelos voluntários. “Tudo nesta construção foi doado, desde o construtor, que praticamente doou a sua mão de obra, aos demais benfeitores que ajudaram com materiais ou recursos financeiros para que o sonho dessa família se tornasse realidade e eles agora podem viver com mais dignidade”, afirma.
Além do padre João, a Comissão de Caridade é formada pelos agentes de pastoral: Ana Cristina, Ana Paula, José Henrique, Karla Regina, Leandro, Lilian, Rosalda e Valéria.
Padre João agradeceu a todos que ajudaram e disse que a comissão continuará ajudando dentro das possibilidades da paróquia a quem precisar. “Se todas as pessoas fizerem um pouquinho, ninguém ficará desamparado. A comissão de caridade conseguiu ajudar mais de 150 famílias no ano passado e continua atuando esse ano”.
Quem puder e quiser ajudar a Comissão da paróquia, pode enviar doações pelo Pic Pay (escreva dizendo que a doação é para a Comissão de Caridade) ou fazendo contato na secretaria da paróquia pelo telefone 27 3051-0551 ou pelo WathsApp 27 99573-9536.
Veja as fotos da casa nova da família:













