Você sabia que gatos possuem tipos sanguíneos também?

Compartilhe:
tipos sanguíneos

tipos sanguíneosA transfusão sanguínea em felinos tem se tornado mais frequente na rotina clínica, apesar de sabermos que em cães os processos que viabilizam a transfusões são mais fáceis do que em gatos devido a baixa disponibilidade de doadores, bem como o manejo para a coleta do sangue do doador, visto que quase a totalidade deles precisam ser anestesiados para que façamos uma coleta segura e com o volume desejado.

Ela é considerada uma forma de transplante, onde o sangue é transplantado do doador para o receptor, utilizada geralmente em casos de anemia, hemorragia, coagulopatia ou hipoproteinemia. Após ser coletado do gato doador, o sangue pode ser imediatamente transfundido em um animal receptor.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Apesar de termos bancos de sangue de gatos no Brasil, isso ainda é privilégio de grandes centros urbanos, que infelizmente não faz parte da nossa rotina no estado do Espirito Santo.

+ Você sabe quais as indicações e biópsia de pele em gatos?

Os felinos possuem tipos sanguíneos semelhantes ao sistema ABO dos humanos, porém sem a existência do fator Rh. Os grupos sanguíneos dos felinos são constituídos por tipo A (mais frequente), tipo B (presente em algumas raças puras) ou tipo AB (raro).

O tipo sanguíneo A é o mais comum em todo o mundo   e abrange cerca de 95% da população felina mundial;  em algumas raças, acredita-se que  que 100% dos gatos sejam do tipo A (p. ex., Siamês, Oriental, Tonquinês).

O tipo sanguíneo B é menos comum, abrange aproximadamente 4% da população, e ocorre em algumas raças de pedigree, especialmente British Shorthair, Devon Rex, Maine Coon, Abssínio e Somali.

O tipo sanguíneo AB é muito raro (< 1%).

Leia também