O que define um quadro de ansiedade, de acordo com a Medicina Ocidental?
A ansiedade costuma ser reconhecida, quando exames médicos não apontam nenhuma causa de âmbito físico e/ou mental para os sintomas apresentados. Logo, tais sintomas estariam relacionados ao estado Emocional, determinando assim um quadro de ansiedade.
Concluímos que trata-se de um diagnóstico por Exclusão.
Quais são as principais alterações fisiológicas?
- Aumento do cortisol
- Liberação de Adrenalina
- Aumento dos batimentos cardíacos
- Aumento da pressão arterial
- Sudorese
- Falta de ar ou sensação de sufocamento
- Tontura
- Pele fria e pálida
- Formigamento nos membros e lingua
- Náuseas, vômitos ou azia.
- Tensões musculares causando dores nas regiões de pescoço e trapézio, principalmente.
- Diminuição da saliva causando “boca seca”
- Insônia
- Irritabilidade
Como a acupuntura visualiza o quadro de ansiedade?
A acupuntura, um dos segmentos da Medicina Tradicional Chinesa, descreve de forma sucinta, a ansiedade como um desdobramento de uma “Apreensão” constante, ou seja, uma inquietação permanente. Essa é a primeira fase da ansiedade.
Leia também
A fase a seguir pode ser acompanhada de “preocupações em excesso”, “medos”, “inseguranças” e até uma busca por “perfeccionismo”.
Num estágio mais intenso de ansiedade, surgem os “pensamentos obsessivos”, “névoas mentais” e até “fala incoerente”.
Importante citar que no pico da ansiedade, pode surgir um quadro de depressão.
Como a ansiedade é tratada pela acupuntura?
A acupuntura, trata a ansiedade de forma diferenciada, porque entende que os órgãos envolvidos no quadro de ansiedade de um indivíduo difere dos órgãos envolvidos no quadro de ansiedade de outro indivíduo. Logo o tratamento torna-se individualizado.
Tudo isso no âmbito energético.
Como é a sessão de acupuntura?
Inicia-se através de uma Anamnese (uma entrevista realizada pelo profissional de acupuntura) e do diagnóstico do pulso e da língua que identifica o Biotipo, as desarmonias energéticas (deficiências, excessos, estagnações e bloqueios) de órgãos, vísceras e meridianos de energia.
Dessa forma, podemos detectar o que está acometendo os 3 principais e possíveis órgãos envolvidos no quadro de ansiedade:
- Coração
- Baço/pâncreas
- Rim
Em seguida é feita a inserção de finas agulhas de acupuntura em pontos específicos do corpo, de acordo com o diagnóstico feito anteriormente.
O tempo de tratamento é variável para cada pessoa, mas em pouquíssimas sessões, o paciente já obtém resultados relevantes.
Faz parte do tratamento, a suspensão de alguns hábitos alimentares e substâncias que através do olhar da dietoterapia Chinesa são de natureza “Quente” e assim agravam o quadro de ansiedade, como:
- Café
- Canela
- Gengibre
- Pimentas
- Álcool
Fabiana Lien Lantiman é especialista em Acupuntura Sistêmica e outras técnicas como auriculoterapia, ventosaterapia e moxabustão. Também é certificada pelas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e idealizadora do Instituto Antahkarana de Terapias Integrativas e Complementares.

