Você costuma utilizar adoçantes?

Compartilhe:

Os adoçantes ou edulcorantes (como também são chamados) geralmente são utilizados em substituição ao açúcar com o objetivo de emagrecimento ou para reduzir glicemia de pacientes diabéticos.

O grande problema é que os adoçantes são atualmente consumidos sem nenhuma restrição e em excesso e isso pode causar alguns efeitos adversos na saúde como dores de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia. Estudos experimentais recentes, realizados em animais, revelam ainda o potencial de determinados adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica, para desenvolvimento de câncer.

É necessário ter atenção pois a maior parte dos alimentos industrializados como os diet, light ou zero, possui adoçantes de péssima qualidade em sua composição, sendo comum alguns produtos anunciarem que não possuem açúcar e não especificarem que houve a troca por adoçantes. Portanto, para saber se está consumindo adoçantes (e quais), fique atento à lista de ingredientes nos rótulos dos alimentos.

Tudo que é consumido pelo indivíduo deve basear-se no EQUILÍBRIO, na relação de proporção entre o que é ingerido. Minha orientação é que os pacientes utilizem adoçantes (naturais como estévia, por exemplo) apenas como TRANSIÇÃO ENTRE A RETIRADA DO AÇÚCAR e o consumo dos alimentos sem a necessidade de adoçá-los. Portanto, recomendo o consumo dos alimentos sem adição de adoçantes e encorajo a adaptação do paladar ao sabor original dos alimentos.

Que tal compartilhar essa matéria com um amigo que utiliza diariamente adoçantes para convencê-lo a mudar este hábito?

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também