Categories: Notícias

Visitar túmulo é tradição que deve levar 80 mil aos cemitérios da cidade

Lamec Pissarra, da Serra Sede limpa e enfeita os túmulos para o Dia de Finados. Foto: Fábio Barcelos

Neste sábado (2) de novembro é Dia de Finados. Data em que milhões de brasileiros devem ir aos cemitérios para visitar o túmulo dos seus entes queridos já falecidos. Na Serra não é diferente: seja por saudade de algum parente ou conhecido que já partiu dessa vida ou apenas por tradição familiar, o certo é que muitos serranos são esperados nos cemitérios da cidade.

Para se ter uma ideia da quantidade de pessoas que mantém a tradição, segundo informações da Prefeitura da Serra, mais de 65 mil pessoas devem visitar aos cemitérios municipais neste sábado. Além disso, mais 15 mil pessoas são esperadas no cemitério participar Jardim da Paz.

Uma dessas pessoas que faz as visitas todos os anos é a Fernanda Vieira Gonçalves, de Lagoa Jacaraípe. Por tradição familiar, ela sempre vai nos cemitérios no Dia de Finados. Segundo ela, este ano a visita é em homenagem ao seu filho, que morreu há seis meses. “Por tradição eu vou todos os anos. Ano passado visitei minha mãe e agora ou fazer uma homenagem ao meu filho, que morreu tem seis meses”, explicou.

De Morada de Laranjeiras, Jaqueline Souza diz que vai ao cemitério porque sente saudades do seu filho. “Eu vou aos cemitérios por saudade do meu filho, que morreu. Todos os anos estou lá para prestar a homenagem”, afirmou a moradora.

Da Serra Sede, Lamec Pissarra, limpa e decora os túmulos de seus parentes dias antes para estar tudo bonito durante Finados. “Visito os cemitérios da Serra Sede e o Jardim da Paz todos os anos”, afirma.

Prefeitura diz que cemitérios receberam melhorias para a data

Neste sábado (2), os seis cemitérios públicos municipais, que ficam em Carapina Grande, Jacaraípe, Nova Almeida, Pitanga, Santo Antônio (Serra-Sede) e São Domingos, abrirão das 7h às 17h.

De acordo com o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson de Almeida, a Prefeitura intensificou os serviços de capina, varrição, roçado, limpeza e poda de árvores, além de fazer reparos, pintura e nova iluminação, com o objetivo de preparar os locais para receber a população.

“As ações de limpeza e de manutenção nos cemitérios municipais foram intensificadas neste mês de outubro. Tudo para que os visitantes tenham um ambiente limpo e organizado no Dia de Finados, que tem grande fluxo de pessoas”, destaca o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Missas em homenagem aos finados

Haverá missas em alguns cemitérios e igrejas da cidade. Em Jacaraípe, a missa será às 8h na Igreja São Pedro. Na Serra Sede, a homenagem vai acontecer na Igreja Nossa Senhora da Conceição, às 8h. Em São Domingos, missa às 10h, na Comunidade São José no bairro São Domingos. Já em Carapina, será no cemitério de Carapina Grande, às 7h e às 9h. Em Pitanga, missas às 8h e às 16h, na entrada do Cemitério de Pitanga. Em Nova Almeida, missa às 17h, na Igreja Reis Magos.

Já no cemitério particular Jardim da Paz, haverá missa nos seguintes horários: 08h, 10h, 11h30, 12h30, 14h00 e 15h30.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

6 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

7 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

7 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

7 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

8 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

8 horas atrás