Visita de ano novo? Cobra gigante invade casa na Serra e moradores ficam apavorados; veja vídeo

Compartilhe:
Cobra apareceu em uma casa do bairro Maringá. Foto: Divulgação
Cobra apareceu em uma casa do bairro Maringá. Foto: Divulgação

Uma cobra da espécie jiboia acabou causando alvoroço entre moradores da comunidade de Maringá, na Serra. A serpente realizou uma ‘visita’ de início de ano e invadiu a residência de uma família do bairro – que possui extensa área verde no seu entorno – no último fim de semana.

Ao avistarem o animal, que não chegou a entrar dentro da casa, mas estava circulando pelo terreno, os moradores acionaram a Secretaria de Meio Ambiente da Serra. Os auditores fiscais foram ao local, no último sábado (1º), e resgataram a cobra.

A equipe a devolveu à natureza na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, localizada em Barcelona. A jiboia tinha cerca de dois metros. Esse animal é uma serpente do grupo das constritoras que se destaca pelo seu grande porte, comportamento noturno e por ser a segunda maior espécie de serpente do Brasil.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, outra serpente também foi resgatada, no sábado, da restinga da praia de Manguinhos, pela equipe de fiscalização de meio ambiente da Serra com apoios de agentes de trânsito.

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Serra informam que tem sido comum o aparecimento de cobras. Caso isso aconteça, o munícipe deve acionar o Departamento da Fiscalização de Meio Ambiente, por meio do telefone de plantão: (27) 99951-2321.

Para entender um pouco mais sobre o animal, a reportagem tirou dúvidas com o biólogo Cláudio Santiago. Segundo ele, a jiboia é uma cobra inofensiva – de nome científico ‘Boa constrictor’. “É um animal inofensivo e que não é preciso ter medo, porém não se deve tocar, caso não seja habilitado para tal situação. O melhor é entrar em contato com os órgãos ambientais competentes para tomarem as devidas providências”.

Ainda de acordo com os fiscais do Meio Ambiente, neste período é muito comum as cobras saírem de seu habitat, sobretudo em busca de alimento. Por conta disso, é necessário que os moradores fiquem em alerta e saibam como agir ao se deparar com um animal.  As principais dicas são:

  • Se afaste;
  • Isole a área;
  • Faça contato imediato com a equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente pelo (27) 99951-2321.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também