Vila das Artes, em Jacaraípe, abre as portas para inclusão social na Serra

Compartilhe:
O Espaço Ecoternura das artistas Dida Thomé e Maria Marta vai trabalhar com uma vivência direta junto a natureza com plantação de mudas de folhagens e flores. Foto: Divulgação

A Vila das Artes, localizada no Bairro São Francisco, em Jacaraípe, na Serra, é um conjunto de 07 ateliers-residências que disponibilizam suas galerias de arte à visitação pública. Por isso, tem sido um lugar atrativo para turista, artistas, famílias e o público em geral que buscam vivenciar momentos e experiências com a arte e com os artistas.

Projetos realizados com recursos próprios dos espaços culturais que integram a Vila das Artes, ou incentivados com recursos públicos, por meio de participação em editais, tem oferecido oficinas e atividades artísticas e culturais para todos os públicos gratuitamente.

Nesta quarta (dia 30), a Vila das Artes estará de portas e galerias abertas para receber um grupo de cerca de 30 pessoas assistidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPSI) de Vila Velha que vão passar uma tarde visitando, convivendo e experimentando algumas atividades artísticas proporcionadas pelos artistas e artesãos da Vila.

Os artistas da Vila das Artes preparam uma programação que promete acolher, encantar e sensibilizar esse grupo tão especial, com atividades realizadas nos próprios ateliers, onde cada artista vai oferecer uma atividade para os visitantes que possuem idade entre 20 a 55 anos.

O Espaço Ecoternura das artistas Dida Thomé e Maria Marta vai trabalhar com uma vivência direta junto a natureza com plantação de mudas de folhagens e flores, em um conceito conhecido como topofilia, que são experiências que reforçam o elo afetivo entre a pessoa e o lugar onde ela está, buscando a transformação, tanto da pessoa, quanto do lugar.

A arte está presente em todos os cantos da vila. Foto: Divulgação

A artesã Denyse Vianna, vai oferecer uma oficina de reutilização de material reciclável, que é a sua especialidade. Cada participante vai produzir seu próprio objeto reciclado a partir da orientação da artesã, das possiblidades do material e da inspiração dos participantes.

No Atelier Vera Ferreira, será oferecida uma oficina artística de colagem de elementos naturais sobre papel, onde cada participante vai produzir seu trabalho individualmente, e posteriormente os trabalhos serão unidos, como em um mosaico formando um grande painel.

A Casa de Pedra do artista Neusso Ribeiro vai apresentar ao grupo a sua galeria com mais de 1.000 esculturas em madeira, enquanto que os outros, Atelier Arte de Viver e Espaço EcoArte, irão recepcionar e acompanhar o grupo nas atividades.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também