Categories: Meio Ambiente

Vidigal promete vigiar poluição do ar, ampliar reservas ambientais e revisar PPP do esgoto

Atualmente deputado federal, Sérgio Vidigal já foi prefeito da Serra por três mandatos: De 1997 a 2004 e de 2009 a 2012. Foto: Divulgação/Assessoria

Com a bagagem de já ter sido prefeito três vezes da Serra Sérgio Vidigal (PDT) volta a disputar o comando do executivo municipal e traz em seu programa de governo protocolado no TRE uma série de propostas para a gestão ambiental da cidade.

Uma delas é ampliar a coleta seletiva e reciclagem do lixo, buscando parcerias com associações de catadores e outras entidades do terceiro setor. Outra proposta é a de articular com governo do Estado a implantação de estações de monitoramento da qualidade do ar em todas as regiões da cidade. Atualmente só há estações em Laranjeiras, Carapina e Cidade Continental.

Vidigal também promete reduzir burocracia para emissão de licenças ambientais e revisar o Código Municipal de Meio Ambiente. Seu programa diz que este segundo item é para dar mais segurança jurídica. Promete ainda investir na qualificação do corpo técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).

Outro item do programa prevê maior participação da Serra nas instâncias estaduais e intermunicipais de gestão dos rios que abastecem a cidade. Propõe também incentivos a produtores rurais que preservam nascentes e cursos d’água no território serrano. Diz que o município irá recuperar nascentes e áreas degradadas.

Vidigal também promete maior controle sobre o uso de água subterrânea e incentivo a quem implantar sistema de reuso. Em relação ao esgoto, propõe revisão da Parceria Público Privada (PPP) entre Cesan e Ambiental Serra para estabelecimento de metas aferíveis semestralmente e maior controle social da PPP.

O programa traz ainda a promessa de mais investimento em educação ambiental. Prevê incentivos fiscais para empreendimentos ligados à economia verde, como as de fontes energéticas alternativas. E o fomento à inovações no setor de produtos e serviços ambientais para geração de emprego e renda.

Por fim, promete recuperar e ampliar as reservas ambientais da cidade. E criar novas.

Esta é a sétima reportagem da editoria de Meio Ambiente sobre as propostas dos candidatos a prefeito da Serra para o setor. A publicação vem respeitando a ordem alfabética dos postulantes à chefia do executivo municipal. A íntegra do programa de governo de Vidigal e dos demais candidatos pode ser conferida aqui.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

12 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

13 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

14 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

14 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

14 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

15 horas atrás