
Uma nova ciclovia que ligará Serra Dourada a Jacaraípe promete melhorar a qualidade de vida e trazer mais segurança para milhares de moradores da Serra. Por enquanto, a obra está somente no papel, mas já deve ser licitada nos próximos meses e iniciada ainda neste ano. O anúncio da construção – que fará avenidas como a Audifax Barcelos e Talma Rodrigues contarem com mais um espaço exclusivo para ciclistas – foi feito pelo prefeito Sergio Vidigal nesta semana.
De acordo com a Secretaria de Obras da Serra, o projeto apresenta uma ciclovia que será iniciada no bairro Serra Dourada II e será finalizada nas proximidades do Terminal de Laranjeiras – onde já existe outra faixa para ciclistas que será interligada. No momento, a Prefeitura afirma estar realizando uma atualização do orçamento e, em seguida, pretende encaminhar o projeto para a licitação da obra.
De acordo com Sergio Vidigal, a cidade terá, ao todo, 50 quilômetros de ciclovia interligados. O atual chefe do poder Executivo ainda detalhou quais regiões serão beneficiadas com a nova construção.
“Nós estaremos licitando a ciclovia (em breve). Isso vai poder integrar Serra Dourada a Castelândia, Castelândia a Laranjeiras, Castelândia a Jacaraípe e também Serra Dourada poderá ser interligada a Serra Sede, pois a ligação Serra a Jacaraípe é encerrada com a ciclovia exatamente no trevo onde essa nova irá passar. Então nós teremos interligado quase 50 quilômetros de ciclovia na Serra”, detalhou.
A reportagem apurou que a nova faixa passará pela Avenida Talma Rodrigues, Avenida Audifax Barcelos, Rodovia Contorno de Jacaraípe, Avenida Belo Horizonte, Avenida Brasília e Avenida Jacaraípe.
Ao TEMPO NOVO, a Prefeitura da Serra afirmou que a construção trará mais benefícios para os moradores e também ajudará a natureza. Destacou ainda que o objetivo é que essa obra promova mais uma opção de mobilidade urbana aos moradores da Serra. Ressaltou também que além de incentivar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, o uso de bicicletas na cidade contribui para a redução de veículos no trânsito e contribui para o meio ambiente.
Vale ressaltar que, até o momento, essa é uma das primeiras grandes obras anunciadas pela atual gestão em termos de mobilidade urbana. Os valores que serão gastos na nova ciclovia ainda não foram divulgados, pois a obra ainda será licitada.

