Vidigal cria grupo de trabalho para cobrar da poluidora ‘Ambiental Serra’ melhorias no saneamento

Compartilhe:
Reunião ocorreu nesta terça-feira. Crédito: Leonardo Quarto/Secom-PMS

O prefeito da Serra, Sergio Vidigal, realizou nesta terça-feira (02), uma reunião de trabalho com a Cesan e Ambiental Serra – empresa concessionária responsável por tratar a água e o esgoto na cidade – com o objetivo de cobrar melhorias no tratamento de esgoto e ampliação da rede de saneamento básico.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na conversa, ficou decidido que será criado um grupo de trabalho com as concessionárias e as secretarias municipais de Governo, Serviços, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano para, além de ampliar o saneamento básico na cidade, conscientizar a população sobre a importância de ligar as residências na rede de tratamento.

“O objetivo é avançar na adesão ao sistema de esgoto no município e a modernizar as estações de tratamento. Além de garantir melhor qualidade de vida, conscientizar toda população sobre a instalação da rede em suas casas”, reforçou o prefeito Sergio Vidigal.

Atualmente, o saneamento básico é tratado por meio de uma Parceria Público Privada com a empresa Serra Ambiental. 90% do município já conta com tratamento disponível. Contudo, é necessário que as residências estejam ligadas na rede e, atualmente, 30% delas não estão.

São cerca de 15 mil imóveis não conectados à rede coletora que geram, por mês, 185 mil litros de esgoto por mês. Com a ampliação da rede e realização de campanhas de conscientização, o objetivo é conseguir a universalização do saneamento básico na Serra até 2023.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também