Vidigal confirma que Prefeitura vai acolher animais órfãos de protetora encontrada morta na Serra

Compartilhe:
A ativista Nerli Alves, morava em Vila Nova de Colares, local também onde cuidava de cerca de 20 animais. Foto: Divulgação

Os cães e gatos que pertenciam a protetora de animais que faleceu de morte natural na Serra na última terça-feira (8) serão recolhidos e cuidados pelo projeto ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos da Prefeitura da Serra.

A ativista Nerli Alves, morava em Vila Nova de Colares, local também onde cuidava de cerca de 20 animais, entre cães e gatos, que ela resgatava nas ruas da Serra.

Com a morte da tutora, que não possui familiares próximos no Espírito Santo, os animais ficariam sem destino, dependendo da caridade de protetores  para serem cuidados. Felizmente esta realidade será diferente, pois o prefeito Sergio Vidigal, confirmou para o Tempo Novo que o Departamento de Bem Estar Animal do município vai cuidar dos bichos.

O prefeito lamentou a morte de Nerli e disse que o cuidado com os animais é um compromisso dele com a Serra.

“Recebi com pesar a notícia do falecimento da Nerli Alves, importante ativista da causa animal aqui na Serra. A Prefeitura da Serra, por meio do Programa ARCA (Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos) se compromete a recolher esses animais que ficaram desamparados e cuidar deles. Eles serão vacinados, castrados e vermifugados. O cuidado com os animais é um compromisso meu com todo o município da Serra”.

A coordenadoria de Bem Estar Animal da Serra informou que está ciente do caso e irá, até esta sexta-feira (11), recolher os animais.

O programa Arca foi lançado pelo prefeito no último dia 12 de janeiro. Foto: Edson Reis

Nerli foi sepultada no cemitério de Carapina na quarta (9). De acordo com informações, a mulher tinha aproximadamente 65 anos e faleceu de morte natural. Vizinhos disseram que ela fazia tratamento de trombose, estava com falta de ar, muita tosse e sem comer.

Uma ambulância do Samu chegou a ser acionada, porém ao chegar no local, já encontraram Nerli caída no chão ao lado da cama, em óbito. Nerli morava sozinha e não possui familiares próximos.

A ativista da causa animal resgatava e cuidava de animais retirados das ruas da Serra. Em sua casa, foram encontrados cerca de 18 cães e alguns gatos que serão todos colocados para adoção, posteriormente, depois de serem castrados e chipados.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

A vereadora Raphaela Moraes que é conhecida de Nerli, esteve no local para prestar solidariedade e auxílio aos animais e amigo das ativistas para o funeral. “Foi bem difícil porque ela morava sozinha. Os cães não deixavam as pessoas chegarem perto do corpo dela. Com muito jeito e com a presença da Liliane que também mora em Vila Nova e conhecia os animais conseguimos liberar a retirada do corpo do local para daí liberar para funeral e sepultamento”.

Raphaela disse ainda que solicitou a ajuda do município e que foi a demanda foi atendida. “A situação é urgente! Pleiteei ajuda a Prefeitura da Serra para tutelar os animais já que a moradora não tem herdeiros, de forma que a população poderá receber os animais já castrados e chipados caso queiram adotá-los”, disse a vereadora que também fez voto de pesar na Câmara da Serra.

Programa Arca

O projeto ARCA – Animais Resgatados, Cuidados e Acolhidos tem como objetivo resgatar os animais de pequeno porte (cães e gatos) em condições de maus tratos. “O programa vai desde o recolhimento do animal que está em situação de risco e maus tratos até a esterilização. No caso dos abandonados nas ruas, estes ficarão abrigados, serão cuidados, vacinados, castrados e posteriormente serão colocados para a adoção”, disse Vidigal.

Já os animais que possuem dono também poderão ser beneficiados com a castração gratuita.

O agendamento da castração será feito pelo telefone 27 3291-2399 ou pelo endereço eletrônico http://programaarca.serra.es.gov.br

Em casos de recolhimento de animais de rua em situação de maus-tratos o munícipe deverá entrar em contato pelo telefone 27 98166-0447 todos os dias, inclusive feriados, das 8 às 18h. É importante que o denunciante envie fotos e vídeos da situação e também a localização do local onde se encontra o animal

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também