Está publicado no Diário Oficial dos Municípios a exoneração da enfermeira Sheila Cruz a frente da Secretária de Saúde da Serra. Na mesma edição, o prefeito Sérgio Vidigal assinou a nomeação de Bernadete Coelho Xavier, que será a responsável pela gestão de Saúde no município.
Bernadete é bastante conhecida entre o grupo de Vidigal, ela participou de gestões passadas do atual prefeito; e até 2020 exerceu o cargo de secretária de saúde na gestão do ex-prefeito Juninho, em Cariacica. Até a semana passada ela respondia pela Saúde na cidade de Aracruz.
Em nota a Prefeitura da Serra disse que as “mudanças são técnicas e a gestão respeita e considera muito o trabalho desenvolvido na Secretaria de Saúde durante este período, mas entende que o maior desafio de um gestor público, neste momento, é lidar com a pandemia” e completou afirmando que “a gestão do prefeito Sergio Vidigal agradece o esforço da secretária (Sheila Cruz), reconhece sua competência e respeita sua decisão”, finalizou.
Aliados de Vidigal evitaram falar sobre o tema, já que a saída de Sheila Cruz é tida nos bastidores como uma resposta aos desacordos da ex-secretária com a 1ª dama, Sueli Vidigal. Além da Saúde, também há especulações de conflitos na pasta da Assistência Social, que inclusive já teriam resultado em exonerações.
Leia também
Depois da Secretaria de Saúde do Estado, a Pasta de Saúde da Serra é a maior do Espírito Santo em termos de estrutura e números de atendimentos por ano. A última contabilidade feita pelo TEMPO NOVO em 2019, indicava que 101 equipamentos públicos estavam dentro do arco de gestão da secretaria.
São eles: 48 academias populares, 1 Ambulatório de Especialidades Médicas – AMES, 1 Central de Ambulâncias, 3 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 1 Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), 1 Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA), 1 Centro Vigilância Ambiental em Saúde, 1 Farmácia Central, 1 Laboratório Central, 1 Hospital Materno-Infantil (até ser estadualizado), 1 Unidade de Itinerante, 33 Unidades de Atenção Primária a Saúde (UAPS), 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e 6 Unidades regionais de Saúde.
Além da complexidade natural de fazer gestão em torno dessa significativa estrutura, soma-se a pandemia do novo coronavírus, que já vitimou quase 1.300 pessoas na Serra. É esse o tamanho do desafio que a nova secretária vai encarar.

