Vidigal anuncia tratamento gratuito para morador da Serra que quer parar de fumar

Compartilhe:
O tratamento é oferecido gratuitamente nas Unidades de Saúde de Novo Horizonte, Feu Rosa, Jacaraípe, Boa Vista, Serra-Sede e Serra Dourada e de Jardim Carapina. Foto: Divulgação EBC
Vidigal disse que vai trabalhar para oferecer tratamento não somente para quem tem a dependência do fumo, do cigarro, mas outras dependências também sejam elas lícitas ou ilícitas. Foto: Divulgação.

Os moradores da Serra que estão decididas ou que precisam parar de fumar e necessitam de um apoio extra, tem agora a opção de fazer um tratamento gratuito oferecido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Saúde. Isso porque, o prefeito Sérgio Vidigal anunciou um Programa Municipal contra o Tabagismo, que já está preparado para receber os primeiros moradores.

O serviço será oferecido pelas seis Unidades Regionais de Saúde (URS): Serra Sede, Serra Dourada, Jacaraípe, Feu Rosa, Novo Horizonte e Boa Vista.

O morador que tem interesse no serviço basta ir a qualquer regional de saúde mais próxima da sua casa e se inscrever. Segundo a Prefeitura, haverá equipe de saúde capacitada para dar toda a orientação sobre o programa, além de realizar o teste para avaliar o grau de dependência da nicotina.

Cadastrados, os participantes passarão a fazer parte de uma lista, e serão chamados gradativamente para receber o tratamento contra o tabagismo.

O prefeito Sergio Vidigal (PDT) conversou com o TEMPO NOVO  e falou da importância do programa. “A Prefeitura vai trabalhar para oferecer não somente para quem tem a dependência do fumo, do cigarro, mas outras dependências também sejam elas lícitas ou ilícitas. Estaremos criando uma estrutura para dar um atendimento adequado a esta população. Lembrando que neste caso específico, o fumo, sabemos que um dos maiores índices de câncer do pulmão se dá exatamente naqueles pacientes que são fumantes durante muto tempo, sem contar outras afecções que são comuns, enfisema pulmonar, uma disfunção pulmonar crônica, entre outras. É uma ação que além de você melhorar sua qualidade de vida ao deixar de fazer uso do tabagismo, você ainda previne outras doenças mais graves que poderão acometer esse paciente no futuro”

Devido à necessidade de se manter o distanciamento social, em acordo com as normas sanitárias contra a Covid-19, os grupos são formados por 12 pessoas. Mas ainda há vagas para o primeiro grupo em Serra Sede, Jacaraípe, Novo Horizonte e Boa Vista, de acordo com a Prefeitura. No entanto, se optar por Serra Dourada ou Feu Rosa, as listas para os próximos grupos já estão abertas.

O município ressaltou ainda que que o programa é formado por uma equipe multidisciplinar composta por: médico, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

O participante do Grupo de Apoio ao Tabagista deverá apresentar os seguintes documentos: cartão SUS, comprovante de residência, documento de identificação original e com foto e a inscrição realizada pela unidade de referência do usuário.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também