Vídeo | Bando com cerca de 30 ararinhas vulneráveis a extinção dá show em Manguinhos

Compartilhe:

Um bando com ao menos 30 ararinhas deu um show de beleza e simpatia, ao aparecerem no balneário de Manguinhos, na Serra. As aves estão sobrevoando a vila de pescadores desde a última sexta-feira (17) e os moradores fizeram vários flagrantes da espécie que é classificada como vulnerável a extinção.

Morador de Manguinhos, Guilherme Lima, conta que as aves estão sobrevoando o balneário como um todo. “É um espetáculo maravilhoso da natureza e elas fazem bastante barulho. Comem castanhas das castanheiras e acabam visitando os moradores que ficam encantados com a beleza delas”.

O Tempo Novo ouviu o biólogo Cláudio Santiago que disse que a espécie em questão é a Primolius maracanã, popularmente conhecida pelos nomes de arara-pequena, ararinha, maracanã-verdadeira, mulata-maracanã e papagaio-de-cara-branca.

“Essa espécie é classificada como vulnerável a extinção (CITES I), ou seja, se medidas não forem tomadas essa espécie pode entrar em processo de extinção”, disse o biólogo.

Cláudio informou ainda que a aparição das ararinhas é interessante porque existem poucos estudos a respeito do comportamento, reprodução e até mesmo da alimentação da Maracanã.

“São aves que tem uma preferência especial por palmeiras, de cujos frutos se alimenta. Geralmente põem três ovos, cuja incubação dura 26 a 27 dias e é realizada apenas pela fêmea. As crias são altriciais (totalmente dependentes dos pais durante os primeiros tempos de vida). Os juvenis abandonam o ninho depois dos 70 dias de idade”, contou Santiago.

O biólogo informou ainda que as ararinhas são bem distribuídas pelo Brasil e que é uma espécie que prefere locais com matas. “Com exceção da Amazônia, Acre, Rondônia e Roraima”.

A comunidade de Manguinhos está acostumada a apreciar espécies diversas de animais, sejam aves, mamíferos e répteis por ter uma área grande de resquício de mata atlântica. Por lá, já foram flagradas diversas espécies de cobras, jacaré do papo amarelo e até veados.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também