Vereadores, a Mesa, o prefeito e eleições

Compartilhe:

 

Yuri Scardini

Há vereadores da Serra querendo antecipar a eleição da Mesa Diretora. O parlamento vive em constante tensão, após a última eleição interna em 01 de janeiro de 2017, quando a atual presidente Neidia Maura (PSD), conseguiu se registrar em duas chapas, e optou pela presidência no grupo da base do prefeito Audifax Barcelos (Rede).

Uma forma de resolver seria lavar roupa suja, com antecipação da eleição, com dois objetivos: ou legitimar de vez Neidia na função e cessar as disputas políticas que já se degringolou para o campo judicial, ou para emergir outra figura no comando da Casa, com aceitação da maioria.

Para Neidia, é uma questão de sobrevivência política, e ela vai apostar tudo nisso. Além dela, vários pequenos grupos se articulam para se fortalecer, encabeçados por Rodrigo Caldeira (Rede), Miguel da Policlínica (PTC), Fábio Duarte (PDT) e outros. Todos buscando apoio do prefeito Audifax.

Isso é relevante para os planos eleitorais do prefeito, tanto para 2018 quanto para sua sucessão em 2020, já que o “novo” presidente vai guiar a Casa nos dois últimos anos de mandato do prefeito. E isso pode engordar os olhos da oposição, nas figuras do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) e do secretário de estado, Vandinho Leite (PSDB), que sonham com a prefeitura.

Alguns vereadores serão candidatos a deputado estadual e também isso será levado em consideração. Como um retorno à Casa do secretário de Serviços, Guto Lorenzoni (PP), no máximo em abril para disputar a eleição. Aliados do prefeito apontam a volta de Guto para ele ser o candidato a presidente da Casa, dando segurança política aos dois últimos anos de mandato de Audifax.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também