Categories: Política

Vereador quer contratar laboratório para analisar águas que recebem esgoto

Catirica (DIR) quer que presidente Caldeira aprove licitação para contratar um laboratório independente com o objetivo de avaliar a qualidade das águas. Foto: Gabriel Almeida

Insatisfeitos com o trabalho prestado pela Ambiental Serra/Cesan, vereadores querem contratar um laboratório independente para analisar a qualidade das águas das principais bacias e micro bacias do município. Eles acusam as empresas que são responsáveis pelo esgotamento sanitário na Serra de investir apenas no serviço de coleta de esgoto, o que segundo os parlamentares, gera mais retorno financeiro, enquanto investimentos ligados ao tratamento do esgoto seguem em segundo plano, causando impactos ambientais nos diversos mananciais da cidade.

O vereador Roberto Catirica (PHS) foi quem encabeçou um pedido para que o presidente da Câmara, Rodrigo Caldeira (Rede), abra licitação para contratar um laboratório para avaliar a qualidade das águas. Com base nos resultados, os vereadores deverão tomar medidas contra a empresa.

“Queremos saber cientificamente como estão às condições dos principais córregos, rios e lagoas da Serra. Se forem constatados níveis altos de poluição, vamos tomar medidas, como encaminhar para o Ministério Público e produzir um projeto anulando essa parceria”, disse.

Catirica é o Presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI), instalada na Câmara para investigar suposto tráfico de influência em órgão da Serra e avaliar o serviço prestado pela empresa no município.

“Cobram valores absurdos por um serviço que ninguém vê resultados objetivos. Só fazem obras de ligação à rede de esgoto, mas o que adianta se o tratamento deixa a desejar?”, questionou.  “Não houve investimentos expressivos na modernização dessas estações de tratamento antigas e defasadas, que datam dos anos 80. Não foram construídas novas ETE’s. Estão tratando esgoto como se fazia há 30 anos. Enquanto isso às vésperas do verão, nossos balneários estão imundos de esgoto mal tratado”, acrescentou.

Procurado pela reportagem, o presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira (Rede), disse que vai se reunir com os membros da CEI, Catirica, Pastor Ailton (PSC) e Aécio Leite (PT).

“Isso foi resultado da CEI. Os vereadores querem que [a Câmara] contrate uma empresa para verificar a qualidade das águas. Agora vamos chamá-los para conversar, se houver necessidade, a Presidência vai atendê-los, vamos ver qual a necessidade do pedido, e vou consultar a Procuradoria e verificar a legalidade da contratação”, adiantou Caldeira.

*Com a colaboração de Yuri Scardini 
Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

7 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

8 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

9 horas atrás