Categories: Política

Vereador é afastado por Rachid, mas continua recebendo salário de R$ 9 mil

Geraldinho Feu Rosa foi afastado pela Justiça. Foto: Divulgação

A Juíza de Direito da Serra, Telmelita Guimarães, afastou o vereador, Geraldinho Feu Rosa (sem partido). A decisão que foi publicada ontem (24) é proveniente de uma ação da qual o Ministério Público acusa o parlamentar de exigir 10% dos salários de seus assessores, prática que é conhecida como Rachid. Apesar do afastamento, Geraldinho vai continuar recebendo seu salário que é cerca de R$ 9 mil por mês.

Em fevereiro, um vídeo onde Geraldinho supostamente negociava repasses de parte dos vencimentos de seus assessores circulou no município. O caso foi levado para a 13ª Promotoria Cível da Serra, sob tutela da promotora Maria Clara Mendonça Perim, que apurou o fato e pediu o afastamento do vereador.

Segundo o Ministério Público, Geraldinho “fez exigências ilegais aos seus assessores, obrigando-os a repassar, ao vereador, parcela do salário que recebiam na Câmara, sob pena de serem exonerados dos cargos comissionados caso não fizesse”. Segundo o órgão apurou, o montante recolhido ilegalmente pelo vereador seria destinado a uma espécie “de caixa para a campanha de 2020”.

O Ministério Público argumenta que a permanência do vereador no cargo pode atrapalhar as investigações “em função de sua hierarquia do referido cargo e da subordinação de seus assessores”.

Em sua defesa no processo, Geraldinho disse que a contribuição era voluntária e foi firmada antes mesmo das eleições de 2016 e a finalidade era para promover “apoio financeiro e pagamentos de despesa de confraternização em favor dos membros do gabinete”. Essas alegações foram desmentidas pelos ex-assessores dentro do processo.

A Juíza acatou os argumentos do Ministério Público e sentenciou pelo afastamento cautelar do vereador por 180 dias ou até a finalização do processo. Ela entendeu que esse caso é um “quadro sistematizado e institucionalizado” de Rachid.

A Juíza ainda alerta que as provas revelam que este tipo de exigência se “estendia também aos funcionários que o requerido (no caso Geraldinho Feu Rosa) indicava para as empresas terceirizadas da Câmara” e que de fato os valores arrecadados era para financiamento de campanha eleitoral em 2020.

O suplente de Geraldinho é o líder comunitário de Taquara, Fábio Latino (PSB). Ele é ligado ao deputado licenciado Bruno Lamas (PSB). Recentemente Geraldinho foi expulso do PSB sob alegação de infidelidade partidária e também enfrenta um inquérito civil do qual é acusado de nepotismo.

Este não é um caso isolado na Câmara, que é marcada por guerras políticas e decisões judiciais. Além de Geraldinho, estão afastados o vereador Nacib Haddad (PDT) – acusado pelo MP de fraude em licitação – e a ex-presidente da Câmara, vereadora Neidia Maura (PSD), que é acusada de improbidade administrativa, ambos negam as acusações.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás