Vereador defende cursos pré-vestibulares gratuitos nas escolas públicas da Serra

Compartilhe:
A primeira aula será no dia 22 no cursinho Homero

Tramita na Câmara da Serra o Projeto de Lei 276/2022, que dispõe sobre o uso de espaços das escolas da rede municipal para o funcionamento de cursinhos pré-vestibulares, voltados para estudantes com baixa renda. O local seria utilizado sem custos, segundo a matéria, de autoria do vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT).

A proposta se estende aos cursinhos voltados para o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), além do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Para ter acesso aos locais gratuitamente, as entidades sem fins lucrativos devem comprovar a regularidade de funcionamento. Além disso, os cursos oferecidos devem ser voltados a alunos concluintes ou egressos do ensino médio regular, supletivo ou técnico da rede pública.

O documento prevê ainda que as entidades verifiquem disponibilidade de tempo para promover, caso possível, atividades extra-curriculares de formação social e valorização cultural dos alunos.

Na justificativa do Projeto, o vereador explica que a participação em cursos pré-vestibulares é fundamental para preparar os estudantes para as etapas seguintes, como o vestibular. “Por serem na maioria gratuitos ou cobrarem pequena taxa para oferecer o serviço, e uma das principais dificuldades é encontrar um local gratuito para as aulas. A autorização para uso dos espaços passaria ainda pelo Conselho de Escola”, disse o vereador.

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também