Vereador da Serra quer liberação de inseticida proibido para o combate à dengue

Compartilhe:
Costa Bela, Praia de Capuba e São Francisco são alguns dos bairros que vão receber a visita do fumacê. Foto: Divulgação
Carro fumacê na Serra. Foto: Ana Paula Bonelli | Arquivo TN

Com o objetivo de conter o avanço no número de casos de dengue na cidade, o vereador Rafael Estrela do Mar (PSDB) protocolou na Câmara da Serra o Projeto de Lei 241/2025, que altera a Lei 5.572/2022, para suspender temporariamente a proibição do uso de inseticidas à base de neonicotinoides nas atividades do carro fumacê durante a incidência de epidemia de dengue na Serra.

Segundo o vereador, a proposta é uma medida emergencial visando o controle da epidemia de dengue no município, e a liberação do produto se aplica aos períodos de epidemia oficialmente declarados. Rafael pontuou ainda que a Lei 5.572 foi implementada para preservar os polinizadores, especialmente as abelhas, contra os danos causados por neonicotinoides.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Ocorre que após a proibição da utilização desses inseticidas o número de casos de dengue aumentou. Em momentos de epidemia, a rápida proliferação do vetor gera um aumento expressivo no número de casos, podendo sobrecarregar o sistema de saúde”, disse.

O documento destaca ainda a busca pelo equilíbrio entre a necessidade de controle da doença com a preservação ambiental. Isso garante que a proibição seja restabelecida assim que o surto for controlado.

“Esta proposta se fundamenta na necessidade de conciliar a preservação ambiental com a defesa da saúde pública, garantindo uma resposta
eficaz no enfrentamento da dengue”, defendeu o vereador.

Prefeitura:

Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Serra observou que o PL ainda está em tramitação.

“A Secretaria Municipal de Saúde da Serra informa que cumpre rigorosamente todas as leis relacionadas à Pasta e, em caso de nova legislação vigente, a Sesa fará as adequações necessárias para que esta seja devidamente executada”.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também