Vereador cobra monitoramento digital nas bombas da Cesan para acabar com vazamento de esgoto

Compartilhe:
Anderson acompanha e cobra solução para problemas relacionados ao esgoto nesta região há anos. Foto: Divulgação

O vereador Anderson Muniz deseja montar um verdadeiro cerco para impedir o lançamento de esgoto nos córregos, rios, lagoas e praias da cidade. Em discurso, Anderson apresentou na sessão da última quarta-feira (10), um projeto de Lei que obriga a concessionária que administra o sistema de captação e tratamento de esgoto, a implantar o sistema de telemetria em todas as Estações Elevatórias de Esgoto Bruto (EEEB’s) da Serra.

O objetivo da lei é fazer com que todas as elevatórias tenham um monitoramento digital e em tempo real de suas atividades.

“A telemetria é uma importante ferramenta tecnológica que permite que um problema seja identificado e solucionado rapidamente sem grandes prejuízos ambientais, às vezes até remota. A concessionária já opera com esse sistema em algumas elevatórias da cidade, o que a gente precisa é tornar o item indispensável para que uma elevatória passe a funcionar na Serra, salientou Muniz.

Segundo o vereador, há casos em que as bombas param de operar por falha técnica, em elevatórias que não possuem o sistema de telemetria, o esgoto extravasa e contaminam os mananciais hídricos. “Se já existe tecnologia que pode melhorar o sistema e se a população paga uma taxa altíssima pelo serviço de tratamento de esgoto, portanto, que todos os investimentos sejam feitos como forma de reduzir os impactos”, pontua o vereador.

A LEI

Se a lei for aprovada, todos as novas elevatórias só poderão funcionar com o novo sistema e as antigas terão 02 anos para serem adequadas.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também