Venda de ‘T’ fora do padrão está proibida no Brasil

Compartilhe:
Estes são
Os principais acidentes de consumo relatados pelos consumidores destes produtos é o choque elétrico, o incêndio residencial e danos a eletrodomésticos por curto circuito. Fotos: Divulgação

Fabricantes de eletrônicos e importadores estão proibidos de distribuir no Brasil equipamentos com plugues diferentes do padrão sextavado com dois ou três pinos redondos definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Segundo Luiz Filipe Langoni, Agente Fiscal de Gestão, Metrologia e Qualidade Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo – Ipem-ES – Órgão delegado do Inmetro existe uma série de produtos sem certificação e com altos índices de acidentes de consumo sendo comercializados de forma irregular no mercado brasileiro. “Esses produtos são alvo de apreensão e o estabelecimento é autuado e posteriormente multado. Além de serem perigosos, os produtos também são adquiridos sem nota fiscal e de forma clandestina”.

Segundo Luiz, os principais acidentes de consumo relatados pelos consumidores destes produtos é o choque elétrico por desmonte do material, o incêndio residencial por serem ligados em equipamentos que necessitam tomadas de 20A e danos a eletrodomésticos por curto circuito.

A dica para o consumidor é realizar a troca das tomadas de sua residência, colocando tomadas com mais de 1 módulo, para evitar sobrecarrega elétrica no adaptador.

Estes tipos de benjamins (T) são os indicados para uso. Foto: Divulgação

Liberados
Não há uma proibição na comercialização do adaptador múltiplo tipo T, conhecido popularmente como benjamin, porém para serem comercializados esses necessitam de certificação compulsória por organismo certificador de produtos, devem ser produzidos em peça única, sem possuir peças removíveis que alterem o padrão nacional, constituídos de liga de cobre, não podendo possuir materiais ferrosos, suas tomadas devem possuir apenas entradas para pinos redondos, com cavidade sextavada e se na tomada houver entrada para 3 pinos, o plugue deve possuir 3 pinos, não podendo anular o aterramento com cavidades vazias.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também