Categories: Economia

Venda de carros usados e seminovos pode crescer 50%

 

Karla e Renato Mariquito estão a frente da Renacar, em Novo Horizonte e estão animados com o aquecimento do setor. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Um setor que anda crescendo com a crise econômica é a revenda de veículos seminovos e usados. Até julho deste ano, 450 mil carros usados a mais foram vendidos no país se comparado à mesma época no ano passado, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Na Serra, revendedoras de usados e oficinas tiveram seu movimento aumentado em função do crescimento do setor. A sócia proprietária da revendedora de veículos Renacar, em Novo Horizonte, Karlla Mariquito, prevê crescimento nas vendas de 50% para este ano.

“Apesar da crise, tivemos um aumento nas vendas de 53% no ano de 2016 em comparação a 2015. Até julho deste ano, o aumento nas vendas comparado ao mesmo período do ano passado, já foi de 27% e acredito que chegue aos 50% até dezembro”, aponta.

Já nas oficinas mecânicas, a busca do consumidor por veículos usados favorece o movimento, pois estes exigem maiores cuidados na manutenção.

Em Morada de Laranjeiras, o gerente da Supertyre, Marlon Félix, percebeu um aumento de 25% no movimento em 2017. “As pessoas estão optando por não trocar de carro no momento e estão procurando mais serviço de manutenção. Aqui o movimento aumentou cerca de 25% em relação a 2016. E os colegas de outras oficinas relatam que também houve aumento”, diz.

O diretor executivo da Fenabrave e Sindicoves (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo), José Francisco Costa, aponta que a venda veículos novos teve uma pequena queda, mas acredita na retomada do setor no 2° trimestre.

“Houve aumento na procura por seminovos e usados. Já os veículos novos têm queda nas vendas desde 2013. A média mensal de vendas em 2013 era de 12 mil veículos e hoje é de 4,5 mil, considerando todas as categorias. Mas este ano a queda foi pequena e nos últimos meses as vendas estabilizaram. Como os indicadores da economia estão melhorando, temos perspectiva de crescimento no segundo semestre de 2 a 2,5% em relação a 2016”, opina.

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) apontou que até julho deste ano foi registrado aumento de 8% na venda de seminovos e usados em todo o país, em relação ao mesmo período de 2016.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

4 minutos atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

35 minutos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

49 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

1 hora atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

4 horas atrás