Venda de carros usados e seminovos pode crescer 50%

Compartilhe:

 

Karla e Renato Mariquito estão a frente da Renacar, em Novo Horizonte e estão animados com o aquecimento do setor. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Um setor que anda crescendo com a crise econômica é a revenda de veículos seminovos e usados. Até julho deste ano, 450 mil carros usados a mais foram vendidos no país se comparado à mesma época no ano passado, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Na Serra, revendedoras de usados e oficinas tiveram seu movimento aumentado em função do crescimento do setor. A sócia proprietária da revendedora de veículos Renacar, em Novo Horizonte, Karlla Mariquito, prevê crescimento nas vendas de 50% para este ano.

“Apesar da crise, tivemos um aumento nas vendas de 53% no ano de 2016 em comparação a 2015. Até julho deste ano, o aumento nas vendas comparado ao mesmo período do ano passado, já foi de 27% e acredito que chegue aos 50% até dezembro”, aponta.

Já nas oficinas mecânicas, a busca do consumidor por veículos usados favorece o movimento, pois estes exigem maiores cuidados na manutenção.

Em Morada de Laranjeiras, o gerente da Supertyre, Marlon Félix, percebeu um aumento de 25% no movimento em 2017. “As pessoas estão optando por não trocar de carro no momento e estão procurando mais serviço de manutenção. Aqui o movimento aumentou cerca de 25% em relação a 2016. E os colegas de outras oficinas relatam que também houve aumento”, diz.

O diretor executivo da Fenabrave e Sindicoves (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo), José Francisco Costa, aponta que a venda veículos novos teve uma pequena queda, mas acredita na retomada do setor no 2° trimestre.

“Houve aumento na procura por seminovos e usados. Já os veículos novos têm queda nas vendas desde 2013. A média mensal de vendas em 2013 era de 12 mil veículos e hoje é de 4,5 mil, considerando todas as categorias. Mas este ano a queda foi pequena e nos últimos meses as vendas estabilizaram. Como os indicadores da economia estão melhorando, temos perspectiva de crescimento no segundo semestre de 2 a 2,5% em relação a 2016”, opina.

A Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) apontou que até julho deste ano foi registrado aumento de 8% na venda de seminovos e usados em todo o país, em relação ao mesmo período de 2016.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também