Venda de caranguejo proibida até sábado (24)

Compartilhe:
caranguejo
A andada é o momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.. Foto: Ana Paula Bonelli

Começou no último sábado (17), o segundo período de andada do caranguejo-uçá. Logo, durante toda essa semana, ficam proibidas a comercialização, cata, transporte e armazenamento do crustáceo, até o próximo sábado (24).

A andada, que terá outra fase em março, é o momento em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.

Durante esse período, a Fiscalização Ambiental da Serra, da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), fica de olho em mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais para coibir a venda de caranguejos-uçá.

Se a Fiscalização apreender caranguejo vivo, ele será preferencialmente devolvido ao seu habitat natural. Quem for pego desrespeitando a lei, será multado em R$ 50 por unidade de caranguejo, e ainda responderá por crime ambiental.

Denúncias podem ser feitas pelos telefones (27) 99951-2321 / 0800 2839780.

Confira os períodos de andada do caranguejo-uçá em 2018

2º período: de 17 a 24 de fevereiro

3º período: de 19 a 26 de março

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também