Veja onde doar mantimentos e roupas para ajudar famílias atingidas pela chuva na Serra

Compartilhe:
Serra
Crédito: Divulgação
Serra
Casa que desmoronou em Planalto Serrano, na Serra, por conta das chuvas. Crédito: Divulgação

As fortes chuvas que atingiram a Serra nos últimos dias, deixaram famílias inteiras desabrigadas ou desalojadas em bairros da cidade. Pensando em ajudar estas pessoas, está acontecendo uma campanha de solidariedade que está arrecadando desde mantimentos até produtos de limpeza, roupas de uso pessoal e de cama, mesa e banh9o.

A Prefeitura da Serra, preparou uma campanha e também conta com instalação de abrigos; monitoramento das encostas e áreas afetadas, realizadas pelas equipes da Defesa Civil Municipal; pontos de doação de itens essenciais a essas pessoas, entre outras ações.

O Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, está entre os locais onde as pessoas poderão destinar roupas em bom estado de conservação, materiais de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis, fraldas. A entrega poderá ser feita de segunda a domingo, durante 24 horas por dia, à equipe de enfermagem do Núcleo de Regulação do hospital.

+ Veja vídeo: caminhão derruba poste na Audifax Barcelos e trânsito fica lento

A Prefeitura da Serra preparou, preventivamente, a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, para abrigar as famílias que necessitem. O local também é ponto para receber, de segunda a domingo, das 8 às 22 horas, colchões, roupa de cama, kit higiene e demais suprimentos.

Também de segunda a domingo, só que das 8 às 21 horas, a Estação Cidadania Cultura, em Novo Porto Canoa; e Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares, são pontos de doação de itens aos necessitados.

Além desses locais, também há a Secretaria de Direitos Humanos, em Serra Sede, e o Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI), em Boa Vista, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

Abrigos em Jacaraípe e em Vila Nova de Colares

A Prefeitura da Serra preparou dois abrigos para receber as famílias que necessitem: a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, e a Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares. Servidores também foram escalados para trabalhar nos abrigos durante o tempo necessário. De acordo com a Defesa Civil Estadual,  na Serra, são sete desalojados.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, a ideia é deixar tudo organizado. “A gente quer deixar tudo preparado para uma possível situação de acolhimento. Nos antecipamos ao problema para que, se for necessário, todos sejam acolhidos de forma rápida e segura. A capacidade será de 50 famílias, com quatro pessoas cada, inicialmente”, disse.

A porta de entrada para o abrigo é a Defesa Civil. As equipes monitoram as áreas de risco 24 horas por dia. “Nossas equipes circulam por estes locais e, havendo a necessidade, nós faremos o encaminhamento aos abrigos”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Maurício.

ONDE DOAR

De segunda a domingo:

Arena Jacaraípe

Av. Abido Saad, 714, Estância Monazítica, Jacaraípe

Horário: das 8 às 22 horas

Estação Cidadania Cultura

Av. Domingos José Martins, 142, Novo Porto Canoa

Horário: das 8 às 21 horas

Estação Cidadania Esporte

Rua Alfredo Galeno, s/n, Vila Nova de Colares

Horário: das 8 às 21 horas

Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI)

Rua Adaucto Morais da Silva, Colina de Laranjeiras

Horário: durante 24 horas

De segunda a sexta:

Secretaria de Direitos Humanos

Praça Feu Rosa, Serra Sede

Horário: das 8 às 17 horas

Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI)

Rua Salvador, S/N, Boa Vista

Horário: das 8 às 17 horas

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também