
A Cesan divulgou que irá ressarcir os usuários que porventura tenham tido despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza de caixa d’água por conta da água amarelada que tem chegado nas torneiras dos serranos.
Nas últimas semanas, moradores de diversos bairros da Serra reclamaram tanto de falta d’água, quanto da coloração do líquido que tem chegado nas torneiras de suas casas, como também da quantidade de cloro.
Há relatos em José de Anchieta, Jacaraípe, região de Serra sede, Carapina, Morada de Laranjeiras, Macafé, Residencial Centro da Serra, entre outras comunidades.
Por meio de nota a Cesan disse ao Tempo Novo que na semana passada o abastecimento para bairros de Serra foi prejudicado devido às fortes chuvas, que aumentaram a turbidez (lama) na água do rio Santa Maria da Vitória e a Cesan precisou paralisar o abastecimento e reduzir a vazão para conseguir tratar a água distribuída à população. O abastecimento foi normalizado e em situações pontuais de falta d´água a população deve acionar a companhia.
Leia também
“Caso o morador receba água fora dos padrões de potabilidade deve entrar em contato imediatamente com a Cesan pelo telefone 115 para que os técnicos possam ir ao local verificar. Eventualmente a água pode chegar às torneiras com a coloração esbranquiçada. Essa situação não é provocada pela presença de cloro. São microbolhas de ar comprimido injetadas no processo de tratamento e ficam contidas dentro das tubulações. Após a água sair pela torneira ou para o reservatório de água das residências, essas microbolhas se dispersam após algum tempo”, disse a empresa por meio de nota.
A Cesan divulgou em seu site institucional orientações aos clientes que receberam água com coloração alterada nesse período e realizaram o descarte, conforme recomendado pela Companhia, de como agir para serem ressarcidos.
O pedido de ressarcimento pode ser feitos por conta de despesas decorrentes da compra de água por carros-pipa e da limpeza do reservatório (caixa d’água). A solicitação pode ser feita pela Agência Virtual no site da Companhia https://s.cesan.com.br/9pIxJ selecionando a opção “Solicitação de ressarcimento de danos” ou presencialmente em uma Agência de Atendimento ao Cliente Cesan mais próxima do imóvel.
Para obter o desconto referente ao volume de água descartada, a solicitação poderá ser feita a partir do recebimento da próxima fatura (conta de água). Tanto para o ressarcimento, quanto para a revisão da fatura, é preciso preencher os formulários abaixo e anexar a documentação de acordo a situação de cada imóvel.
Como fazer a solicitação do Ressarcimento das despesas geradas com serviços de carros-pipa e limpeza do reservatório (caixa d’agua):
- Preencha o formulário para solicitação de ressarcimento (acesse aqui).
- Acesse a Agência Virtual no site da Companhia, ou (clique aqui)
- Selecione qualquer opção do menu e em seguida o item “Solicitação de ressarcimento de danos”.
- Anexe a solicitação de ressarcimento preenchida e os documentos solicitados, que são:
- – Orçamentos (no mínimo três, quando possível) – emitidos por empresas ou sites oficiais, para avaliação dos danos e composição do valor do ressarcimento. Não sendo possível a apresentação dos orçamentos o cliente deverá justificar no pedido de ressarcimento;
– Registro fotográfico dos danos percebidos e do local da ocorrência quando cabível;
– Notas Fiscais dos serviços prestados e bens adquiridos;
– Documentação pessoal do responsável pelo imóvel, se for pessoa jurídica, a cópia do Contrato Social e documento que concede poderes para agir em nome da pessoa jurídica.

