Black Friday anima varejo da cidade, que dá descontos e abre em horário especial  

Compartilhe:
A loja Gabriel Colchões, em Laranjeiras, vai abrir mais cedo e fechar mais tarde nesta sexta e sábado. Foto: Fábio Barcelos

Nesta sexta-feira (29) é a Black Friday, data criada pelo comércio nos Estados Unidos e que ganhou adesão forte no varejo brasileiro nos últimos anos. Na Serra, não é diferente. Lojistas de diversos polos comerciais da cidade apostam em descontos de até 70% para atrair consumidores e recuperar perdas com as chuvas das últimas semanas. E também vão estender o horário de funcionamento.

Gerente da loja de roupas Clair em Laranjeiras, Regiane Ferreira Emerick, disse que o movimento já melhorou durante a semana e que a expectativa é de incrementar em as vendas em 30%. No estabelecimento, algumas peças tiveram o preço reduzido em até 70%. “Na sexta (29) e no sábado (30) vamos abrir mais cedo, às 08h. E fechar mais tarde nos dois dias, na sexta às 19h e no sábado às 18H”, conta.

Também de Laranjeiras, a loja Gabriel Colchões é outra que funcionará em horário estendido sexta e sábado.  A proprietária Romilda lamas diz que os descontos chegam a 35% no estabelecimento e a expectativa é ampliar vendas me 40%.

Na Serra Sede, o comércio também espera incremento nos negócios. Para o presidente da Associação Comercial local, a Black Friday funciona como um aquecimento antes do Natal e os estabelecimentos locais tem aderido à data oferecendo descontos para atrair clientes.

No varejo de Jacaraípe a expectativa também é boa. Presidente da Associação Comercial e Empresarial do balneário (Assejac), Thiago Carreiro destaca que o consumidor aproveita a Black Friday para gastar parcela do 13º terceiro recebida em novembro e antecipar parte das compras de Natal. “A Black Friday, além de acirrar concorrência por preços menores, estimula o consumidor a ir à loja. Isso gera oportunidade de fazer relacionamento e consolidar vendas”, avalia.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas da Serra, Samuel Valle, o impacto mais expressivo nas vendas da Black Friday são as de eletrodomésticos. “Como os descontos são bons, o consumidor aproveita para repor um item danificado, como máquina de lavar, TV, geladeira”, enumera.

Orientação ao consumidor

As promoções da Black Friday, que em algumas lojas acontecem não só na sexta –feira mas durante a semana e até por mais tempo, também podem esconder armadilhas. Dentre elas o famoso desconto falso, onde o produto tem o preço muito elevado dias antes para a oferta de desconto parecer generosa. Há também riscos com peças danificadas, obsoletas, atrasos na entrega/montagem e até fraudes nas compras on line.

Por conta disso o Procon da Serra deu dicas que podem ser conferidas na íntegra em nosso portal. Mas a principal delas é ter noção do preço médio do produto desejado em períodos fora da Black Friday para saber se o desconto é efetivo ou superestimado. A subseção da OAB na Serra fará plantão próximo a Av. Central de Laranjeiras nesta sexta-feira (29) para orientar consumidores.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também