Varal de bonecas de pano e visita a Casa de Pedra são atrativos da Vila das Artes na Serra

Compartilhe:
Vila das Artes
Vila das Artes
A Vila das Artes conta com diversos ateliers, inclusive com a famosa Casa de Pedra, do artista plástico Neusso Ribeiro e as famosas bonecas de pano da artista Agda Mattos. Crédito: Divulgação

Bonecas de pano, esculturas em madeira, mosaicos, mandalas e artesanatos que usam folhas e pedras. Tudo isso pode ser encontrado em Jacaraípe, no alto do bairro São Francisco, na Vila das Artes. O local conta com diversos ateliers, inclusive com a famosa Casa de Pedra, do artista plástico Neusso Ribeiro.

Todo domingo, a artesã Agda Mattos expõe bonecas feitas de pano num varal para lá de especial, das 11 as 17 horas.

Quem for ao local também poderá apreciar o artesanato do Espaço Ecoternura desenvolvido pela artista Dida Áurea Thomé que faz um trabalho original e diferenciado, e inspirado nas formas, delicadezas e na plasticidade dos elementos naturais colhido direto da natureza.

O atelier Arte de Viver também estará aberto para visitação. Comandando pela artista Vera Lúcia, que trabalha com marchetaria, mosaico, acrílica sobre tela e esculturas, tem peças elaboradas com matérias convencionais e reciclados.

Além deles, a Casa de Pedra, construída em 1990, pelo artista Neusso Ribeiro, utilizando pedra e madeira, estará aberta para quem quiser conhecer o espaço.

Agda trabalha na confecção de bonequinhas feitas com retalhos de pano há mais de 10 anos. Como artesã Agda revela sua veia artística utilizando tecido de diversas texturas e cores sem qualquer tipo de costura ou cola ela cria uma infinidade de bonequinhas.

+ Agenda musical do Mad Rocks viaja no tempo e terá NX Zero, Pitty e até Sandy & Junior

A artista usa a técnica de nós, tranças e amarrações e cria bonequinhas lindas, simpáticas, coloridas e delicadas de diversos tamanhos que vão de cinco centímetros a 15 centímetros, e é uma inspiração que vem de infância, quando fazer os próprios brinquedos era comum na família da artesã.

Inclusive, no próximo dia 16 vai ter oficina na EMEF Leonor Miguel Feu Rosa, em Nova Almeida, para alunos da quinta série. Mais de quarenta alunos participarão da oficina.

Já Dida Áurea Thomé tem um trabalho conceituado de arte ecossustentável, produzido a partir de pedras, galhos, folhas, sementes, areias coloridas, casqueiros, plumas, fibras e texturas de árvores, entre tantos outros elementos, colados com cola branca sobre papel especial e artesanal, formam imagens, de pequena escala, que contêm narrativas próprias e singulares, com forte apelo para a importância da sustentabilidade e para a relação harmônica com a natureza.

A Vila das Artes fica na rua Donaldison da Rocha Barros, no bairro São Francisco, em Jacaraípe.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também