Notícias

Vandinho propõe obrigar Cesan a instalar eliminador de ar no hidrômetro para reduzir conta de água

Vandinho apresentou o projeto que obriga a Cesan instalar o eliminador de ar no hidrômetro em 2019, porém foi arquivado. Agora em 2023, o PL volta a ser apresentado na Assembleia. Foto: JV Andrade

A Assembleia Legislativa aprovou uma lei que permite a instalação de equipamentos eliminadores de ar em hidrômetros individuais ou coletivos, em tubulações que precedem as unidades consumidoras.

O projeto de lei é do deputado estadual Vandinho Leite e o objetivo é evitar que o ar acumulado na tubulação do sistema de abastecimento de água possa influenciar na medição do consumo e, consequentemente, na cobrança indevida de tarifas aos consumidores.

O projeto que também já foi apresentado pelo deputado em 2019 (porém arquivado) poderá reduzir o valor da conta mensal de água em até 40%, segundo o parlamentar. Na prática, ele obriga que a Cesan pague por um equipamento para eliminar o ar da tubulação de água daqueles consumidores que solicitarem o serviço.

+ Padarias e confeitarias do Espírito Santo passam a ter benefício fiscal

De acordo com a nova lei, os consumidores são responsáveis por notificar a empresa concessionária sobre seu interesse em proceder à instalação do equipamento, que deve estar devidamente patenteado e certificado pelo INMETRO. Além disso, a instalação deve ser realizada pela concessionária, e o consumidor tem a opção de solicitar a retirada do aparelho gratuitamente.

Os hidrômetros instalados após a promulgação da lei deverão ter o eliminador de ar instalado conjuntamente, custeado pela concessionária. Em caso de descumprimento, a concessionária será multada em 100 (cem) VRTEs por unidade consumidora, ou seja, R$ 429,61 a ser revertida em prol do consumidor.

Se a empresa permanecer em mora por mais de 30 dias, a multa será dobrada, e será instaurado um processo administrativo disciplinar para apuração de falta funcional nos termos da Lei Federal n.º 8429/92.

A nova lei entrará em vigor 90 dias após a data de sua publicação, e os consumidores podem optar por instalar o aparelho em caráter transitório ou definitivo.

A iniciativa visa garantir uma medição justa e precisa do consumo de água, evitando cobranças indevidas aos consumidores.

De acordo com o deputado Vandinho Leite, na justificativa da proposta, é recorrente a entrada de ar nas tubulações da rede de distribuição de água por motivos operacionais ou de manutenção e de crise hídrica. Daí a necessidade da instalação de um equipamento redutor.

“Dessa forma, quando a rede é novamente operacionalizada por questões técnicas, é necessária a presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem um consumo inexistente, gerando enriquecimento ilícito à concessionária em detrimento dos consumidores”, diz o parlamentar para embasar a proposta.

+ Guarda da Serra persegue bandido e recupera carro minutos após ele ser roubado

Sendo assim, o equipamento redutor irá impedir que o ar seja calculado na conta mensal de água do capixaba, “além de preservar a vida útil dos hidrômetros que giram em alta velocidade por conta do ar expelido na tubulação”.

O deputado alega que o ar presente na tubulação é pago como água e pode significar cerca de 40% a mais da contagem dos metros cúbicos. Noutras palavras, pode gerar um aumento na conta da população. Em algumas regiões, segundo Vandinho, esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

2 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

2 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

20 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

1 dia atrás