Vandinho defende que Assembleia “boicote” homenagem a Jean Wyllys e líder do MST

Compartilhe:
Vandinho subiu o tom contra homenagem que será dada à Jean Wyllys e João Pedro Stédile. Foto: Divulgação.
Vandinho subiu o tom contra homenagem que será dada à Jean Wyllys e João Pedro Stédile. Foto: Divulgação.

A Assembleia Legislativa vai conceder uma das maiores honrarias do estado ao ex-deputado Jean Wyllys e ao fundador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), João Pedro Stédile. Trata-se do título de Cidadão Espírito-Santense. Os projetos de decreto legislativo foram aprovados nesta quarta-feira (5) pela Assembleia Legislativa e a autora é a deputada Iriny Lopes (PT). Entretanto, a ação desde já promete gerar muita polêmica. O deputado estadual, Vandinho Leite (PSDB), em conversa com a reportagem do TEMPO NOVO defendeu que a Assembleia boicote a honraria aos ícones da esquerda brasileira.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Vandinho argumenta que “nenhum dos dois tem trabalho em prol do Espírito Santo” e não entende o motivo de dar uma das honrarias “mais simbólicas” a “duas figuras tão questionáveis assim”. Ele diz ainda que vai estudar junto a sua assessoria jurídica se há alguma abertura dentro do regimento interno que impeça “esse escárnio com dinheiro públicio”.

Atualmente, Stédile é membro da direção nacional do MST, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) no diretório municipal de Cachoeirinha, no Rio Grande do Sul. Também é economista e autor de diversas obras que tratam da questão agrária e de temas políticos, como o socialismo e a luta de classes, publicados pela Fundação Perseu Abramo. Na justificativa da proposta de homenagem, Iriny destaca que Stédile é um dos maiores defensores da reforma agrária no Brasil.

O outro a recebe a homenagem é o deputado federal eleito Jean Wyllys, que, inicialmente, tornou-se conhecido após ganhar a edição de 2005 do reality show Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo. Tornou-se deputado federal pelo Rio de Janeiro e, mesmo após vencer a terceira eleição consecutiva, em 2018, renunciou ao cargo após sofrer ameaças. Sendo assim, desde janeiro de 2019, ele deixou o Brasil.

Jean Wyllys é jornalista e professor de Comunicação. Homossexual assumido, ele foi um dos parlamentares brasileiros na defesa dos direitos humanos, especialmente em relação aos direitos LGBT, segundo a justificativa da proposta da deputada Iriny Lopes.

 

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também