
A construção de um novo parque costeiro – na praia de Camburi, em Vitória – vai ofertar 100 vagas de emprego para moradores da Serra e da capital. O anúncio foi feito pela mineradora Vale, que será a responsável pela obra.
O Parque Costeiro será construído e administrado pela Vale e é uma medida de compensação pelas atividades desenvolvidas na cidade pela mineradora, assim como ocorreu com o Atlântica Parque.
Em reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, a Vale informou que o novo parque será construído na parte Norte da praia de Camburi em até 16 meses. Afirmou ainda que a obra vai gerar 100 empregos diretos, mas não detalhou quais cargos e como será a construção.
De acordo com o gerente especialista em Meio Ambiente da Vale, Romildo Fracalossi, a execução da obra depende apenas da Licença Municipal de Instalação (LMI), cujo pedido foi protocolado na Prefeitura de Vitória.
Leia também
“A prefeitura está analisando o processo. A nossa expectativa é de que, após a obtenção da licença, as obras ocorram com 15 meses aproximadamente, sendo três meses para a gente mobilizar a empresa e 12 meses de obra para a execução do parque”, afirma Fracalossi, lembrando que a contratada já elaborou o projeto básico. A licença deve ser liberada em um mês.
A área que será ocupada pelo Parque Costeiro possui 17,6 mil metros quadrados e incluirá espaços voltados para atividades de educação ambiental, pesquisa e recuperação em ambiente costeiro, trilhas ecológicas, além de espaços de lazer para a sociedade e vistas panorâmicas para a baía de Vitória. O local será integrado ao já existente Atlântica Parque.
“O Parque Costeiro contará com uma sede administrativa, auditório, trilhas, áreas de lazer, de energia solar, de educação ambiental e até uma ponte sobre o rio Camburi, que levará a uma trilha dentro da área que está sendo recuperada hoje com o plantio de espécies de restinga”, enumerou Fracalossi.
Segundo ele, também haverá uma área de lazer para a sociedade, com acesso a uma biquinha, fonte de água potável, e mirante, de onde poderá ser contemplada a baía. “É uma nova visão de Vitória, que irá atrair moradores e turistas. O local vai funcionar em horário similar ao Parque Botânico, de terça a domingo, das 8 às 17h”, anunciou.
O novo parque vai atender ao bairro de Jardim Camburi, que tem população estimada em 70 mil pessoas, além da Serra.
Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Gandini, o cumprimento de algumas exigências de compensação ambiental, como a construção do Parque Costeiro, foi moroso: “O termo é de 2017, a gente já deveria ter tudo sendo finalizado, discutindo outras questões, outras ações. Mas a gente verificou que estão em processo final. E a gente vai acompanhar essa obra”, declarou Gandini.
O TCA Norte Camburi é um acordo jurídico assinado em 2017 pela Vale, ministérios públicos Federal e Estadual, Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). O termo prevê um conjunto de iniciativas para a recuperação e compensação dos impactos na região Norte da praia de Camburi.

