Vale Música celebra 25 anos no ES com concertos gratuitos no Parque da Cidade

Compartilhe:
parque cidade vale música
A Orquestra Jovem Vale Música, sob regência de Ludhymila Bruzzi, apresenta o concerto “Festa Brasileira” no Parque da Cidade. Crédito: Divulgação

O Vale Música Espírito Santo completa 25 anos em 2025 e preparou uma programação especial para o mês de outubro. Entre as atividades estão o pré-lançamento do álbum “Tinta Fresca” e três concertos gratuitos em Vitória, Vila Velha e Serra, reunindo a Orquestra Jovem Vale Música e convidados especiais. Na Serra, o Parque da Cidade receberá o concerto ‘Festa Brasileira’.

Concerto no Parque da Cidade

Na Serra, o evento acontece no dia 17 de outubro (sexta-feira), às 19h30, no Parque da Cidade, em Laranjeiras. A Orquestra Jovem Vale Música, sob regência de Ludhymila Bruzzi, apresenta o concerto “Festa Brasileira”, que vai explorar a diversidade dos ritmos nacionais.

O repertório inclui samba, pagode, forró, frevo, baião e black music brasileira, em arranjos assinados por Calvin Sucena, Danilo Aguiar e Fabio Diamante. Participam da apresentação 27 jovens músicos, de 12 a 25 anos, nos instrumentos de cordas, percussão e sopros.

De acordo com a maestra Ludhymila Bruzzi, a proposta é celebrar os 25 anos do projeto reunindo ritmos populares em arranjos sinfônicos:

“O programa valoriza ritmos brasileiros como o samba, pagode, axé e frevo, traduzindo para a linguagem orquestral músicas que fazem parte da memória afetiva e coletiva do povo, em uma grande festa musical, por isso o nome Festa Brasileira”, explicou ao TN.

Projeto Vale Música: 25 anos transformando vidas

Reconhecido como a mais antiga iniciativa de educação musical da Vale em atividade no Brasil, o Vale Música Espírito Santo é um dos pilares do Programa Vale Música, que também atua em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará, em parceria com as maiores orquestras do país.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Cultural Vale, Hugo Barreto, o Programa Vale Música amplia os horizontes de crianças e jovens ao mostrar que a música tem o potencial de transformar vidas, até mesmo como perspectiva de futuro profissional. “Possibilita uma riqueza de experiências para os estudantes, que já participaram de turnês e grandes festivais de música e têm a oportunidade de explorar os diversos diálogos possibilitados pela música de concerto”.

Pré-lançamento do álbum Tinta Fresca

Outro destaque da programação é o pré-lançamento do álbum “Tinta Fresca”, gravado pela Vale Música Jazz Band, em parceria com o Estúdio de Música da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A partir de 5 de outubro, o público poderá ouvir as faixas inéditas de compositores capixabas que transitam pelo universo do jazz.

Com regência dos maestros Eduardo Lucas e Tiago Veloso, o álbum reúne obras de Célio Paula (Alma de gato), Roger Rocha (De manhã), Alexandre Borges (Havana café), Everson Salazar (Overture) e Joabe Reis (Primeira dose). As músicas estarão disponíveis em projetotintafresca.my.canva.site.

Segundo o maestro Tiago Veloso o objetivo do projeto é valorizar e promover o reconhecimento dos talentosos compositores capixabas. “As gravações buscam proporcionar uma experiência única de apreciação da criatividade musical local”.

Agenda completa de apresentações – 25 anos Vale Música

Orquestra Jovem Vale Música convida Mestrinho

  • 05/10/2025 (domingo) – 17h
  • Praia da Guarderia, Vitória

Vale Música Jazz Band convida Os Garotin

  • 15/10/2025 (quarta-feira) – 19h30
  • Parque Cultural Casa do Governador, Vila Velha

Orquestra Jovem Vale Música – Concerto “Festa Brasileira”

  • 17/10/2025 (sexta-feira) – 19h30
  • Parque da Cidade, Serra

Pré-lançamento do álbum “Tinta Fresca” na Web

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também