Vale diz que reduz em 93% a poluição atmosférica até 2023

Afirmação foi feita durante reunião com a Comissão de Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa
Compartilhe:
Vale e ArcelorMittal são as gigantes do Complexo de Tubarão, localizado entre os municípios de Serra e Vitória. Foto: Arquivo TN
O representante da Vale falou sobre as estratégias da empresa para reduzir a emissão de pó preto. Foto: Ales

Em reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, o gerente ambiental da mineradora Vale, Romildo Fracalossi, disse que a meta da empresa é reduzir em até 93% a emissão de poeira na atmosfera até 2023 e refere-se à quantidade de pó emitido pela empresa desde 2010, na Grande Vitória.  A Vale opera no Complexo de Tubarão.

Segundo Fracalossi, para que o objetivo seja alcançado, a proposta é evitar a queda de material, diminuindo a geração de emissões fugitivas. Havendo queda, impedir o arraste de poeira pelo vento, enclausurado os equipamentos. A meta estimada pela empresa é a emissão de 1,5 grama de poeira por tonelada de produto movimentado nos píeres. Em 2010 a Vale tinha emissão de 21 gramas a cada tonelada. 

Durante a reunião, as informações repassadas pela Vale foram contestadas pelo presidente da ONG SOS ES Ambiental, Eranylton Moreschi. Ele disse que as informações precisam de esclarecimentos e comprovação. Ele propôs que a empresa reduza, de fato, em 85% a emissão de pó preto. E caso a meta não seja cumprida, que reduza a produção até que alcance a meta de 85%. Os questionamentos foram encaminhados à Vale, que deve se pronunciar por escrito, e à Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Rafael Favatto (Patri). 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também