
Se o cidadão completa 18 anos entre o primeiro e o segundo turno das eleições, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou orientações para evitar que os jovens eleitores fiquem com pendências na Justiça Eleitoral.
Segundo o TSE, existem duas situações previstas. Na primeira delas, a pessoa completaria 18 anos depois do primeiro turno e antes do segundo turno, tendo o título de eleitor. Neste caso, o voto será facultativo no primeiro turno (já que a pessoa terá 17 anos, no caso) e se tornará obrigatório no segundo turno (já que a eleitora ou o eleitor terá 18 anos).
Já no caso de o cidadão não possuir título de eleitor e só quer tirá-lo quando fizer 18 anos completos, não será possível votar em nenhum dos turnos das eleições de 2024, já que o cadastro de eleitores para o pleito de outubro estará fechado para novas inscrições eleitorais a partir de 9 de maio deste ano.
No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir de 18 anos de idade e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.
Eleições 2024:
Em 2024, mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e o segundo turno no dia 27 de outubro, onde for necessário.

