Vacinação contra sarampo na Serra em todas as unidades de saúde para a faixa etária de 1 a 59 anos

Compartilhe:
O Espírito Santo não registra casos da doença desde 2019, quando quatro casos foram confirmados. Foto: Divulgação
O Espírito Santo não registra casos da doença desde 2019, quando quatro casos foram confirmados. Foto: Divulgação

Em meio à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), o Brasil tem registrado também um aumento de casos de sarampo em seu território no primeiro semestre deste ano. Foram mais de 4.900 casos confirmados e cinco óbitos nos últimos seis meses. O Espírito Santo não registra casos da doença desde 2019, quando quatro casos foram confirmados. O TEMPO NOVO, questionou a Prefeitura da Serra se houve casos da doença no município, mas a Prefeitura não respondeu.

Diante desse cenário, o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação indiscriminada contra o sarampo para o público de 20 a 49 anos até o dia 31 de agosto deste ano. Embora no Espírito Santo não haja casos confirmados há quase um ano, os três estados que fazem divisa somam 1.203 casos e um óbito: Rio de Janeiro (1.185 casos e um óbito), Minas Gerais (12 casos); e Bahia (6 casos).

Na Serra, a Secretaria de Saúde da Serra está ofertando a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, em todas as unidades de saúde e está disponível para a faixa etária de 1 a 59 anos. Por nota, a Prefeitura disse ainda que está Intensificando a vacinação em crianças de 6 meses a menores de 1 ano.

Dados Sarampo no Espírito Santo

A Secretaria da Saúde (Sesa) registrou, até o sábado (04), um total de 24 notificações de casos suspeitos de sarampo no Espírito Santo no ano de 2020. Desses, 23 casos foram descartados e um segue em investigação.

A imunização contra o sarampo também faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde.

Deve ser aplicada uma dose de vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose de vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Além disso, continua sendo administrada a dose zero da tríplice viral em crianças de 6 a 11 meses de vida devido ao risco epidemiológico do sarampo.

Os indivíduos de 1 a 19 anos devem ter duas doses de vacina com o componente sarampo e rubéola. Para aqueles de 20 a 49 anos deve ser dada uma dose extra da vacina com o componente sarampo e rubéola, caso não tenham cartão de vacinação ou a última dose comprovada seja anterior a 23 de março de 2020. E aqueles de 50 a 59 anos de idade devem ter, pelo menos, uma dose da vacina contendo o componente sarampo. Os trabalhadores da Saúde devem receber duas doses da vacina tríplice viral, independentemente da idade.

Veja em quais unidades você pode se vacinar:

– Unidades Regionais de Saúde

Localizadas em Jacaraípe, Feu Rosa, Boa Vista e Serra Dourada. De segunda a sexta, das 8h30 às 16h.

– Unidades Básicas de Saúde

Localizadas em: André Carlone, Bairro de Fátima, Barcelona, Barro Branco, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Central Carapina, Chácara Parreiral, Cidade Continental, Eldorado, Jardim Carapina, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Manoel Plaza, Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Cidade Continental – Setor Oceania, Pitanga, Planalto Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Diogo, Taquara I, Taquara II, Vila Nova de Colares e Unidade Itinerante (zona rural). De segunda a sexta, de acordo com o horário da Sala de Vacinação.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também