
Por Gabriel Almeida
“O ponto do esgoto”. Assim que os moradores de José de Anchieta II costumam chamar o ponto de ônibus que fica na Rua Santa Luzia – divisa com o bairro Jardim Tropical. Além de falta de abrigo, os usuários ainda têm de conviver com um esgoto que corre a céu aberto e lixo que é descartado de maneira incorreta.
O local serve como parada do ônibus da linha 843 (Terminal de Laranjeiras – Terminal de Carapina – via Jardim Tropical). Quando chove fica cheio de lama e esgoto e quando o sol está quente, a poeira incomoda as pessoas que precisam esperar diariamente ônibus no local.
A presidente da comunidade, Maria do Carmo “Lilico”, disse que ali é uma divisa de Jardim Tropical com José de Anchieta II e que moradores dos dois bairros acumulam reclamações sobre o problema. “A prefeitura já veio aqui tirou várias fotos, mas até hoje nada foi feito para resolver a situação”, afirma ‘Lilico’.
Leia também
Outra moradora, que não quis se identificar, disse é um desafio pegar o transporte coletivo todos os dias. “Se a prefeitura instalasse um abrigo de ônibus nesse local, mesmo que um antigo, acabaria com esse sofrimento. Quando chove os passageiros acabam escorregando de tanta lama e esgoto que se acumula”, afirma a popular.
A moradora disse ainda que em dias de chuva é banho na certa. “Quando chove aqui desce um aguaceiro só, junta água com esgoto e quando passa qualquer tipo de veículo ficamos todos molhados”, afirma.
Situação do ponto de ônibus em um dia de chuva. Foto: Gabriel AlmeidaMelhorias no bairro serão realizadas em setembro
O secretário de Desenvolvimento Urbano da Serra, Silas Maza, disse que na próxima terça-feira (1) uma equipe da Prefeitura estará no local sinalizando as vias do bairro e também fazendo levantamento dos abrigos de ônibus. “Iremos fazer o levantamento dos abrigos que precisam ser reformados e também dos locais que necessitam deles”.
Já a respeito do esgoto, a Concessionária de Saneamento Serra Ambiental disse que enviará uma equipe ao local para avaliar e tomar as devidas providências. O morador que quiser solicitar reparos pode entrar em contato com 115.

