
Durante pronunciamento na noite desta sexta-feira (17) o governador Renato Casagrande frisou a importância do distanciamento social e do isolamento das pessoas do grupo de risco, além do uso de máscaras e da diminuição de aglomeração entre pessoas para evitar a disseminação da Covid-19. Segundo dados do Governo do Estado, são 952 casos e 28 óbitos ate a noite desta sexta (17). Na Serra são 245 casos confirmados e nove óbitos.
“Estamos recomendando o uso de máscaras. É mais uma barreira, se você fizer tudo que tem que ser feito de higiene e distanciamento a máscara é mais uma barreira que nós temos. Começamos a entregar máscaras para motoristas e cobradores do transporte coletivo. E daremos mais passos adiantes, distribuir máscaras para população especialmente nos terminais. Estamos tratando de comprar, abrindo processo de contratação de máscaras, para distribuir máscaras nos terminais de transcol”.
Casagrande também anunciou a compra de máscaras. “Queremos comprar um milhão de máscaras. Isso mostra que cada um que está usando a máscara está preocupado com a contaminação e não ser um vetor do contágio da contaminação. Vamos avançando nos próximos dias na orientação do uso das máscaras e recomendar efetivamente o uso delas. As pessoas não precisam esperar o governo distribuir, podem fazer sua própria máscara”, disse Casagrande.
O governador disse ainda que a viabilidade de flexibilizar o comércio em alguns municípios não significa que o Estado está abrindo mão do distanciamento social, nem do isolamento dos grupos de risco e nem significa que estamos abrindo mão da não aglomerações. “Esta é uma ação que vai continuar por muito tempo no Brasil, no Espírito Santo e no mundo. Vamos ter que aprender a conviver com esta virose enquanto não temos a cura, o tratamento. Vamos ter que conviver a atividade econômica com proteção a vida. Prioridade é proteção a vida e tendo essa segurança, essa cultura nova do brasileiro e do capixaba a gente ir liberando a atividade econômica”.

