Saúde

Uso da máscara durante atividades físicas é obrigatório e não prejudica a saúde

O momento delicado exige compromisso com os cuidados com a sua saúde e a daqueles que estão em volta. Foto: Divulgação

A rotina de atividades físicas não precisa parar por causa da pandemia. No entanto, há um item que não pode faltar: a máscara. O momento delicado exige compromisso com os cuidados com a sua saúde e a daqueles que estão em volta. E pode ficar sossegado: o uso da máscara durante o exercício físico não trará qualquer dano à saúde.

Alguns questionamentos têm surgido com relação a esse novo acessório tão necessário em tempos de pandemia. A máscara úmida pelo suor dificulta a respiração durante o treino? A maior dificuldade para inspirar oxigênio pela barreira física da peça gera desequilíbrios metabólicos importantes? Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a resposta é não.

Em informe publicado sobre exercício físico e a Covid-19, a SBMEE esclarece que, quanto ao excesso de suor, o ideal é trocar a máscara quando ocorrer seu umedecimento, o que, durante o exercício, deve ocorrer com maior frequência. Já o desconforto respiratório decorrente do uso de máscara não é significativo a ponto de impedir ou inviabilizar a prática de exercícios físicos.

“Existem máscaras mais apropriadas para a prática desportiva. É muito comum ver os jogadores de futebol usando máscaras especiais, com modelos mais anatômicos, flexíveis e laváveis”, ressalta o educador físico do Viver Bem da Unimed Vitória, Júlio Cesar de Oliveira Junior. Outra opção são as máscaras de TNT, mais leves e descartáveis.

Tanto em treinos ao ar livre quanto naqueles dentro da academia, a dica é manter uma distância mínima de 2 metros das outras pessoas. Máscaras extras devem ser levadas para a troca sempre que necessário por causa do suor. “O ideal é dar preferência para atividades físicas em locais abertos. Ainda assim, fique atento às aglomerações. Se vai correr na praia, por exemplo, prefira ir para a areia para evitar a aglomeração que geralmente existe no calçadão”, orienta Júlio.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás