
Foi inaugurado, nesta terça-feira (30), o pronto-socorro pediátrico do Hospital Materno Infantil, em Colina de Laranjeiras. A unidade será aberta ao público às 7 horas desta quarta-feira (31) e vai funcionar 24 horas.
O local — denominado informalmente como UPA Pediátrica da Serra — promete realizar oito mil atendimentos de crianças e adolescentes por mês.
Além do pronto-socorro, haverá disponibilidade de 55 leitos de enfermaria pediátrica e 10 leitos de UTI pediátrico e cirurgias eletivas. Também serão ofertados exames radiológicos e laboratoriais.
O Jornal Tempo Novo esteve presente na visita técnica realizada nesta terça-feira. No local, foi apresentada a estrutura física do novo hospital.
Leia também

De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, a UPA Pediátrica da Serra receberá investimento de aproximadamente R$ 70 milhões por ano. Vidigal disse ainda que essa será a maior unidade de pronto-socorro infantil do Espírito Santo.
“Esse é um novo serviço que estamos ofertando na Serra, um atendimento exclusivo para crianças e adolescentes. Esperamos atender oito mil pacientes por mês aqui. Essa, inclusive, é a demanda que temos nas nossas três UPAs da cidade”, destacou.
UPA de Carapina não vai mais realizar atendimento pediátrico
De acordo com o prefeito, o atendimento não será centralizado no pronto-socorro pediátrico do Materno Infantil. Neste momento, somente a UPA de Carapina irá deixar de atender crianças e adolescentes.
Desta forma, as UPAs de Serra Sede e Castelândia irão continuar com o atendimento infantil.
“Nós iremos transferir o pronto-socorro infantil de Carapina e vamos transformar somente em adulto, para aumentar a oferta. E vamos concentrar a pediatria no Materno Infantil, UPA da Serra Sede e de Castelândia”, explicou o prefeito.
Espaço preparado para crianças e adolescentes
O novo serviço do Hospital Materno Infantil apresenta um espaço mais receptivo às crianças e adolescentes, proporcionando uma permanência mais agradável em um ambiente pensado no bem-estar e conforto.
De acordo com a Prefeitura da Serra, sua ampla estrutura física permite espaço para brinquedoteca, além de uma identidade visual acolhedora e delicada.
Maternidade de alto risco não será transferida para o Materno Infantil da Serra
O prefeito Sergio Vidigal ainda explicou que, no primeiro momento, a ideia era deixar uma das duas torres do Hospital Materno Infantil para maternidade de alto risco que seria transferida do Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, para o Materno, em Colina. No entanto, após entender que o custo para essa mudança seria muito alto, o Governo do Estado desistiu da ideia.
Por conta disso, ainda de acordo com Vidigal, a Prefeitura da Serra precisou adaptar o espaço novamente para inaugurar o pronto-atendimento pediátrico 24 horas. Os serviços ainda estão em andamento e o pronto socorro será aberto até o final deste ano.

