A Universidade Aberta Capixaba (UnAC) está oferecendo 400 vagas gratuitas em cursos de pós-graduação na modalidade semipresencial. As oportunidades contemplam duas especializações diferentes e incluem encontros presenciais em polos distribuídos pelo estado.
A iniciativa é realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Superintendência de Educação a Distância (Sead), com editais voltados para as áreas de Cidades Inteligentes e Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral.
As oportunidades são para os cursos de:
- Cidades Inteligentes, com foco em gestão pública e privada, tecnologias, mobilidade urbana, big data e políticas públicas
- Prevenção às Violências, Promoção da Saúde e Cuidado Integral, voltado para profissionais que atuam na rede de proteção às vítimas de violência, abordando temas como diversidade, gênero, violência contra grupos vulneráveis, saúde e direitos humanos
Ambos têm carga horária de 360 horas e duração prevista de 18 meses, combinando atividades online, encontros presenciais obrigatórios nos polos e webconferências.
Leia também
Vagas de pós-graduação e polos
Cada curso oferece 200 vagas, divididas entre os polos da Serra, de Vila Velha, Linhares, Iúna e Vargem Alta. Pelo menos 50% das vagas são reservadas para ações afirmativas, contemplando pessoas negras (pretas e pardas), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD), travestis, transexuais e refugiados.
Na Serra, cada curso vai ofertar 40 vagas na modalidade educação à distância, com encontros presenciais no Polo Serra, localizado em Valparaíso.
Quem pode participar?
- Cidades Inteligentes: graduados em qualquer área do conhecimento
- Prevenção às Violências: graduados nas áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública e humanas.
Além da formação exigida, é necessário residir no Espírito Santo (na cidade ou microrregião do polo escolhido), ter disponibilidade de pelo menos 10 horas semanais para estudos, familiaridade com computador e internet, e participar dos encontros presenciais.
Processo seletivo da Universidade
- Cidades Inteligentes: a seleção será feita por análise curricular e pontuação de títulos acadêmicos e experiência profissional
- Prevenção às Violências: a seleção será realizada por meio de prova objetiva online, com nota de 0 a 100.
Em caso de empate, os critérios de desempate incluem maior pontuação em experiência no setor público e idade.
Como se inscrever nos cursos de pós-graduação?
As inscrições devem ser realizadas pelo site da Ufes. Para o curso de Prevenção às Violências, o prazo vai até 31 de agosto de 2025. Já para o curso de Cidades Inteligentes, os interessados podem se inscrever até 19 de setembro de 2025.
As turmas estão previstas para começar no final de novembro (Cidades Inteligentes) e no início de novembro (Prevenção às Violências), conforme calendário de cada curso.

