Categories: Mestre Álvaro

Um horizonte menos violento

Por Thiago Andrade

No Brasil, os homicídios cresceram de maneira contínua de 1980 a 2003. O risco de morte por homicídio no país, em 1980, era de 14 por 100 mil habitantes, atingindo um pico de 28,9 em 2003. No Espírito Santo, os índices eram igualmente alarmantes e foi nesse cenário que o município de Serra, em 2000, figurou como o mais violento no ranking das cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.

A Serra ainda ocupa a ingrata liderança de homicídios no ES, mas com uma sensível redução com relação aos anos anteriores. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública (SESP), em 2012, 2013 e 2014, de janeiro/dezembro, o município registrou, de forma idêntica, 344 homicídios, em cada ano. Em 2015 houve pequena redução, foram 320 homicídios. Em 2016 a Serra totalizou 267 homicídios, ou seja, 53 assassinatos a menos do que 2015, representando 17% de recuo.

Não obstante a redução, em comparação com alguns municípios que integram a Grande Vitória, a Serra ainda apresenta números bem superiores:
– Vitória computou 52 homicídios, contra 74 assassinatos no ano anterior, representando 30% de redução.

– Vila Velha fechou o ano de 2016 com 155 homicídios, sendo que em 2015, registrou 174 óbitos, representando 11% de redução.
– Cariacica registrou 133 homicídios. Em 2015, fechou o ano com 175, tendo 24% de redução.

A Serra registrou 17% de redução nos números de homicídio, são 53 vidas preservadas, em comparação com o mesmo período do ano de 2015.
Destacamos o engajamento das polícias Militar e Civil na Serra com relação à prevenção dos crimes de homicídio, bem como a repressão, culminando com a prisão e responsabilização criminal dos autores desses crimes violentos e intencionais.

Estudos apontam que há uma tendência de redução nas taxas de homicídio para os municípios que possuem estrutura para atuar na área de segurança pública, envolvendo a criação de guardas municipais, secretarias municipais e conselhos municipais de segurança pública.

É sabido de todos que o município serrano promoveu recentemente concurso para Agentes da Guarda Municipal, estando na iminência de fortalecer o combate à criminalidade.

Entendemos que a sociedade serrana almeja adoção de políticas de prevenção efetivas, a continuidade da atuação das polícias e atenção aos grupos sociais vulneráveis.

Thiago Andrade é professor universitário mestre em segurança pública

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

2 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

3 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

3 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

3 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

4 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

4 horas atrás