
Hoje (15) é o último dia para os interessados em se inscrever em uma das 200 vagas de cursos gratuitos de qualificação profissional, que serão ofertadas pela Prefeitura da Serra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O QualiSerra ofertará oportunidades em cursos diferentes, entre eles, caldeireiro, mecânico de máquinas industriais, soldador de estruturas no processo MAG, soldador no processo TIG e assistente de planejamento, programação e controle da produção.
De acordo com o subsecretário de Emprego e Renda, Renato Ribeiro, o QualiSerra já recebeu 1.425 inscrições até o momento.
Segundo a Prefeitura, os cursos serão ministrados no Senai Serra, no Civit I, e oferece oportunidades também para adolescentes de 16 anos, além das opções de turno vespertino e matutino.
Leia também
O público a ser alcançado é formado prioritariamente pelos moradores do município, desempregados; em vulnerabilidade social; inscritos no Cadastro Único; inscritos no SINE Serra e Pessoas com Deficiência – PCD.
Como se inscrever?
Para participar do processo, o candidato deverá acessar o site do Município (clique aqui), ler as orientações contidas no Edital (também disponível no final da matéria) e preencher corretamente o formulário de inscrição on-line.
O resultado parcial dos classificados será divulgado no dia 20 de junho, às 12 horas, no site da Prefeitura da Serra. Após isso, os candidatos terão do dia 21 ao dia 22 para apresentar os documentos necessários no Senai.
O resultado final será divulgado no dia 1° de julho, também no site do Munícipio. Já a matrícula, será feira do dia 4 ao dia 8 de julho e as aulas começarão a ser ministradas no dia 11.
Em caso de dúvidas, é necessário entrar em contato através dos números da Qualificação – (27) 98182-1257 e Intermediação (27) 98182-1229.
A classificação dos candidatos será feita por pontuação. Veja os pontos:
- Moradores da Serra (mediante apresentação de comprovante de residência em nome do inscrito ou em nome do familiar de 1° Grau) – 4 pontos
- Munícipes Desempregados (mediante apresentação do CTPS e declaração de não ocupação de cargo público) – 2 pontos
- Munícipe em Situação de Vulnerabilidade Social (Beneficiários do aluguel social, assistidos pelo CRAS e CREAS, egresso do sistema penal, mulheres vítimas de violência doméstica, adolescentes em casas de acolhimento, população em situação de rua, e adolescente em cumprimento de medida sócio-educativa) – Esse item não será acumulativo, sendo de auto declaração sem exigência de comprovação. – 1,5 pontos
- Inscritos no CADÚNICO com o Cadastro atualizado – 1 ponto
- Alunos do EJA (Declaração emitido pela instituição responsável). – 0,5 pontos
- Inscritos no Sistema do SINE (Declaração emitida pelos SINE). – 1 ponto

Cursos atendem demanda do mercado
O contrato da parceria entre o Município e o Senai foi assinado, simbolicamente, no último dia 31 de maio, no gabinete do prefeito Sergio Vidigal. De acordo com o prefeito, as vagas serão oferecidas pelo programa QualiSerra.
“O melhor investimento é aquele que a gente faz em pessoas. E neste, nós estamos investindo em alguém que já vai ser absorvido pelo mercado de trabalho”, comentou.
Antes de criar o programa QualiSerra, o Município realizou um estudo para entender a demanda do mercado. Na prática, estão sendo oferecidas qualificações que facilitarão a entrada, quase que de imediata, dos beneficiados ao mercado de trabalho. Quem explica isso é o subsecretário de Emprego e Renda, Renato Ribeiro.
“É importante frisar que estamos ofertando justamente o que o mercado está solicitando. Fizemos um estudo junto ao setor produtivo do município para identificar aquelas áreas que mais carecem de mão de obra qualificada e após esse estudo criamos o QualiSerra que é o programa municipal de qualificação para que a gente ofertasse justamente aqueles cursos de qualificação que buscam atender a necessidade que o mercado tem hoje”, destacou.
Renato Ribeiro ainda destacou que a Serra é o município que mais gera emprego no Estado, mas sofre com falta de qualificação profissional em determinados grupos. “Apesar de sermos a locomotiva do ES, muitas vezes temos dificuldades de encaminhar essas pessoas para o mercado de trabalho por falta de qualificação e formação. Queremos sanar este problema através dessas qualificações”, disse.
O subsecretário ainda disse que o principal objetivo é dar mais dignidade aos moradores da cidade. “Vamos facilitar o ingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho, para dar mais dignidade a fazer que elas possam se emancipar, possam caminhar através do emprego”, finalizou.
Veja o edital completo:
EDITAL CURSO DE QUALIFICAÇÃO SENAI 2022_OFICIAL0306 (1)

