UCL é destaque nacional na área de petróleo e gás

Compartilhe:
Professor e pesquisador da UCL Bruno Venturini é um dos inventores. Foto: Fábio Barcelos
Professor e pesquisador da UCL Lucas Silveira é um dos inventores. Foto: Fábio Barcelos

Uma faculdade da Serra, a UCL, que fica em Manguinhos, recebeu o prêmio Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com o projeto de um programa que identifica problemas de perfuração de poços de petróleo e gás em tempo real.

O prêmio foi entregue no final de julho, no Rio de Janeiro. O trabalho foi desenvolvido pela UCL em parceria com a Petrobras, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a empresa Engineering Simulation and Scientific Software Ltda.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Um dos professores responsáveis pelo projeto, Lucas Silveira Silva, coordenador do curso de Engenharia Química da UCL, conta como foi o desenvolvimento do trabalho.

“Trabalhamos com uma equipe de 5 pessoas durante 9 anos, três professores e dois alunos, que iam sendo substituídos quando se formavam. É gratificante ter participado do projeto. O prêmio é o reconhecimento do trabalho de toda a equipe que atuou no laboratório de 2005 para cá”, explica.

De 2005 a 2014, a equipe coletou dados no Laboratório de Fluidos e Fenômenos de Transportes da própria faculdade e os repassou para a Engineering Simulation and Scientific Software desenvolver um programa capaz de identificar, em tempo real, falhas de perfuração.

Além de Lucas, trabalharam no projeto o professor Bruno Venturini, responsável pelo laboratório, a professora Luila Abib, e toda a equipe da área de Engenharia Mecânica e Química.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também