Tubarão é encontrado e capturado por pescador em praia da Serra

Compartilhe:
Foto: Divulgação | Leitor do Tempo Novo
Foto: Divulgação | Leitor do Tempo Novo

Sendo um dos animais mais temidos na imensidão dos oceanos, os tubarões mexem com o imaginário das pessoas, além de causar medo em muitas delas. E um deles, mesmo que de uma ‘versão’ considerada bem menor que o normal, decidiu visitar a praia de Jacaraípe, na Serra, e acabou sendo capturado por um pescador da região. A situação foi registrada na tarde desta quinta-feira (18) e chamou atenção de quem passava pelo balneário.

Trata-se de um cação, que nada mais é que uma espécie de tubarão. De acordo com pescadores que capturaram o animal, ele veio para as proximidades da praia atrás de alimentos, mas acabou sendo jogado na areia pela força das ondas. Logo depois, um morador do bairro – que não quis se identificar – pegou o peixe com a mão e prometeu consumi-lo. Quem contou como tudo aconteceu foi José Correa, que reside na região de Jacaraípe.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com ele, foi seu amigo quem pegou o tubarão. Ele afirmou que o bicho não conseguiu retornar para a água. “É um cação. Ele veio atrás de camarão e peixes pequenos, mas não conseguiu voltar para a água. A maré o jogou na areia e entrou areia nas guelras dele. Meu amigo viu e pegou com a mão”, disse o morador.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

O TEMPO NOVO conversou com o biólogo Cláudio Santiago para entender um pouco mais toda a história contada. Ele confirmou que se trata de um tubarão, mas como é de porte menor, as pessoas chamam de cação – seu nome popular.

“Então, cação é um nome genérico. Existem diversas espécies de tubarão, desde pequenos, aos gigantescos, desde inofensivos aos extremamente agressivos. Tubarões que existem no nosso litoral e aqueles que não andam por aqui. Geralmente, estes igual o da foto são chamados de cação”, explicou.

Santiago ainda acrescentou que muitas pessoas acreditam que o cação é um filhote de tubarão, mas essa informação não é verídica. “A gente – biólogos – até zoa (sic) com isso dizendo que a única diferença entre cação e tubarão é quem está se alimentando de quem”, brincou.

Por fim, o cação acabou indo parar na panela. Sua captura ocorreu na praia de Castelândia, em Jacaraípe. O animal pesava cerca de 4 quilos.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também