Trilhas comemorativas para festejar o aniversário do Mestre Álvaro em novembro

Compartilhe:
Topo o Mestre Álvaro: 833 metros de altitude e riqueza em fauna e flora. Foto: Guardiões do Mestre
Topo do Mestre Álvaro: 833 metros de altitude e riqueza em fauna e flora. Foto: Guardiões do Mestre

O aniversário do Mestre Álvaro é no dia 12 de novembro e para festejar a data, ambientalistas da Serra, farão trilhas comemorativas para levar aventureiros e turistas que queira conhecer as belezas naturais da montanha. O monte tem 833 metros de altitude é uma Área de Proteção Ambiental (Apa) e possui uma enorme riqueza em flora e faúna.

O Mestre Álvaro tem 833 metros de altitude e uma área total de 2.389 hectares. Em sua larga extensão é possível encontrar animais  como bugio, macaco prego, preguiça de coleira, ouriço, serpentes, anfíbios, aves,  tamanduá,  jacaré,  lontra, jaguatirica, entre outros. É no Mestre também que existe uma espécie única de planta, que só é encontrada em solo serrano: a Behuria mestrialvarensis (uma flor).

Início da subida da trilha de Furnas, pelo lado de Jardim Tropical. Foto: Guardiões do Mestre

A Associação Ambientalista Amigos do Mestre Álvaro, fará três trilhas simultaneamente no dia 10 de novembro – um domingo. As subidas serão realizadas pela Trilha das Águas,  Trilha Norte e Trilha de Pitanga. Todas sairão de pontos distintos rumo ao topo do Mestre Álvaro.

Os trilheiros se encontrarão no topo do monte, onde será realizada uma confraternização e sorteio de brindes como uma barraca  de camping, um mochila, um almoço para duas pessoas no Sítio Recanto do Mestre Álvaro e ainda um almoço para duas pessoas no Sítio Ouro Velha.

Quem quiser participar pode conferir os valores pelo telefone 27 99790-8261 com Bismarck.

Já o grupo Guardiões do Mestre vai promover uma subida até o topo no dia 15 de novembro – sexta-feira. Haverá também sorteio de brindes, como um fogareiro, três mochilas de trilha de 10 litros, três canecas esmaltadas alusivas aos Guardiões do Mestre e ainda uma caneca de porcelana alusiva aos Guardiões do Mestre.

O local do ponto de encontro dos trilheiros será a Igreja católica da Serra Sede, às 6h40. Informações pelo 27 99631-2337 com Junior Nass.

A subida é repleta de obstáculo e com mata fechada. Foto: Guardiões do Mestre

Cuidados e detalhes técnicos

As caminhadas, sejam por quaisquer das trilhas do Mestre Álvaro, são repletas de trajetos com obstáculos naturais e inclinado com mata fechada. O Mestre Álvaro não possui água mineral, possui cachoeiras, mas somente para banho.

Para subir a montanha com segurança é necessário usar bota de trekking ou tênis usado, levar três litros de água para hidratação, repelente, alimentação, mochila e protetor solar.

Podem acontecer também torção por movimento inadequado ao caminhar ou queda em obstáculos, pequenas lesões e escoriações e picada de inseto.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também