Três tartarugas encontradas mortas em praia de Capuba

Compartilhe:
A provável causa da morte das tartarugas foram redes de pesca. Foto: Divulgação
A provável causa da morte das tartarugas foram redes de pesca. Foto: Divulgação

Por Clarice Poltronieri

Mais uma vez as tartarugas sofrem com a ação humana. Desta vez foram encontradas na manhã desta terça-feira (2) três tartarugas-verdes mortas na Praia de Capuba, em Jacaraípe.

Segundo postagem de um morador na página da revista Jacaraípe, ele acredita que tenha sido rede de pesca.

“Hoje fui correr na praia com meu cachorro e encontrei três tartarugas mortas no começo da orla de Capuba, uma em Frente do Jeffreys Bay e outras duas próximas das pedras de Capuba. Atento aí autoridades porque estão colocando rede de pesca na praia de Capuba em frente às pedras onde estão matando essas tartarugas afogadas”, alertou Maikon Jamelão.

O diretor do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora, Claudiney Rocha também acredita nesta possibilidade. “Tem 99% de chance de ter sido rede. Neste local há muita rede irregular e isso acontece constantemente. Essa espécie não desova no litoral só nas ilhas oceânicas, mas é uma tartaruga de encosta, que usa áreas de coral para sua alimentação, por isso frequentam muito aquela área. Ali é proibido o uso de redes e tem que ter fiscalização mais intensa”, afirma.

Em agosto de 2015, foram encontradas mais de 10 tartarugas-verdes na mesma região por conta de colocação de redes.

Caso o morador flagre alguém colocando rede ou veja redes instaladas no litoral pode ligar para a Polícia Ambiental pelos 3636-0173 e 3241-8521 ou Secretaria de Meio Ambiente da Serra 0800-28309780 e 99951-2321.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também