O trecho da rodovia BR 101, que vai do bairro Belvedere até o Contorno do Mestre Álvaro, nas regiões de Muribeca e Aroaba será pavimentado. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado e pela Prefeitura da Serra que assinaram a ordem de serviço da obra na última terça (21).
A realização da obra de pavimentação da BR-101 vai facilitar o escoamento de toda a produção agrícola da região e dinamizar o agroturismo, beneficiando diretamente os bairros Belvedere e Divinópolis e as localidades de Muribeca, Aroaba, Itaiobaia e Calogi.
As intervenções que serão realizadas contemplam uma extensão de 1.712,66m e para a realização da pavimentação serão investidos mais de R$ 1,1 milhão pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal da Serra, responsável pelo assentamento dos blocos.
Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, comentou que o Governo do Estado vai continuar a investir em obras de infraestrutura rural. “Nós temos o compromisso de levar mais qualidade de vida ao homem do campo. As atividades desenvolvidas pela agricultura familiar têm forte representatividade na geração de emprego e renda, no desenvolvimento econômico local e regional. A obra de infraestrutura rural vai garantir mais mobilidade e segurança, facilitando os acessos para o escoamento da produção agrícola, impulsionando o agroturismo e levando mais qualidade de vida para as famílias rurais”, ressaltou Bergoli.
Leia também
As atividades econômicas rurais do município de Serra concentram-se em seu setor agropecuário, com destaque para as agroindústrias familiares. Os roteiros de agroturismo são uma atração a mais e podemos destacar: Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca, Putiri e Nova Almeida. Produtos da roça, pesque e pague, artesanato, hospedagem, trilhas, são algumas atrações desses locais.
+ Festival terá 20h de festa com Leci Brandão, Jorge Aragão e escolas de samba em Vitória
O prefeito Sérgio Vidigal, destacou a importância do investimento para o município. “Essa é uma obra muito importante para a região. Quando investimos em mobilidade urbana estamos também investindo na qualidade de vida dos moradores da região, proporcionando vias mais seguras e melhor trafegabilidade nas áreas com maior densidade da agricultura familiar na Serra”, pontuou Vidigal.
Dada a ordem de serviço a previsão é de que a obra seja entregue à população em um prazo de 360 dias.
Caminhos do Campo
Caminhos do Campo é o Programa de Pavimentação de Estradas Rurais e Municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo. O objetivo do Programa é adequar e pavimentar as estradas rurais do Estado, oferecendo às áreas com maior densidade da agricultura familiar uma melhor trafegabilidade para os veículos que realizam o escoamento da produção, redução de custos e perdas de produtos perecíveis, além de facilitar a mobilidade da comunidade, especialmente a rural, além de desenvolver o agroturismo.

